“O Rei Leão” é o filme mais visto de 2019 (e de sempre) em Portugal

1

O Rei Leão destronou Avatar e tornou-se o filme mais visto de sempre em Portugal. Os dados foram divulgados pelo Instituto do Cinema e Audiovisual.

Com 1 milhão e 280 mil espectadores em sala, o mais recente remake do clássico de animação de 1994 da Walt Disney, realizado por Jon Favreau, ultrapassou o recordista anterior, Avatar, de James Cameron, que levou 1.207.749 espectadores às salas de cinema.

Os dois filmes são os mais vistos entre os portugueses desde que o Instituto do Cinema e Audiovisual, ICA, começou a recolher e divulgar estes dados, em 2004.

O clássico da Disney, estreado a 18 de julho de 2019, precisou de apenas duas semanas de exibição para se tornar o filme mais visto do ano. O Rei Leão tem também batido recordes no resto do mundo, onde já ultrapassou receitas de bilheteira de 1,5 mil milhões de euros.

De acordo com os dados provisórios do Instituto, depois de O Rei Leão, o segundo filme mais visto deste ano foi Joker, de Todd Phillips, com quase 895 mil espectadores. Em terceiro lugar, temos Vingadores: Endgame de Anthony e Joe Russo, com mais de 670 mil portugueses nas salas de cinema.

Agora, apenas Frozen II – O Reino do Gelo, atualmente com mais de 486 mil espectadores, e o recém-estreado Star Wars: Episódio IX – A Ascensão de Skywalker, que numa semana vendou quase 140 mil bilhetes, poderão competir com estes números.

Filmes mais vistos nos cinemas em Portugal em 2019 (até 25 de dezembro):

  1. O Rei Leão
  2. Joker
  3. Vingadores: Endgame
  4. Frozen II- O Reino do Gelo
  5. Toy Story 4
  6. Homem-Aranha: Longe de Casa
  7. Dumbo
  8. Aladdin
  9. Capitão Marvel
  10. Era uma vez em… Hollywood

Estes dados permitem concluir que 2019 foi um bom ano para as bilheteiras nacionais. Os cinemas portugueses até novembro registaram cerca de 14 milhões de espectadores, o que representa um aumento de 841 bilhetes emitidos (6,4%) face ao mesmo período de 2018.

1 Comment

  1. É pena não ser também no futebol, sempre era mais interessante este pobre campeonato nacional que se joga a 10 à hora na maioria das vezes. O Rei leão faz falta ao futebol.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.