/

À frente de Kim Jong-un e Putin, Donald Trump é a “maior ameaça à paz mundial”

1

Kremlin

Os alemães consideram que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é uma maior ameaça à paz mundial do que outros líderes, de acordo com um inquérito do YouGov.

A pesquisa, encomendada pela agência de notícias alemã DPA, concluiu que 41% dos alemães sentem que Trump é o mais perigoso dos cinco líderes globalmente importantes, uma lista que inclui o presidente russo Vladimir Putin, o ditador norte-coreano Kim Jong Un, o líder supremo iraniano Ali Khamenei e Presidente chinês Xi Jinping.

Por outro lado, o líder mundial classificado como mais perigoso pela segunda maior parcela de alemães foi Kim Jong-un, que foi selecionado por 17% dos entrevistados. Putin e Khamenei obtiveram a designação de 8% dos entrevistados, enquanto Xi foi escolhido apenas por 7%.

Em 2018, os alemães tinham uma opinião semelhante sobre Trump, em relação a outros líderes mundiais, de acordo com uma pesquisa comparável do YouGov.

O ceticismo de Trump entre os alemães também pode ser o resultado de uma incompatibilidade mais ampla entre as atitudes americanas em relação aos alemães e vice-versa. De acordo com o Pew Research Center, cerca de dois terços dos americanos consideravam boas as relações com a Alemanha, enquanto apenas 42% dos alemães pensavam assim.

A Alemanha, como muitos outros países europeus, viu uma onda de populismo de extrema direita em 2019 que reformulou as prioridades políticas domésticas. Depois de o Reino Unido embarcar na jornada do Brexit, os anti-eurocéticos observaram a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês Emmanuel Macron como os dois pilares que mantinham unida a coligação de 28 estados.

Outra pesquisa, da empresa Kantar, descobriu que a confiança dos alemães na sua líder é instável. Os alemães são mais propensos a dizer que confiavam em Macron do que em Merkel. Na mesma pesquisa, Trump confirmou-se como líder menos confiável (89% com “muito pouca” confiança), atrás do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan (86%), e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson (71%).

ZAP //

 

 

1 Comment

  1. O chinoca e o Putin são a maior ameaça a tudo e todos, de longe!!!
    Principalmente o chinoca!…
    O Trump, felizmente, não manda sozinho e o seu “primo” da Coreia é uma ameaça, principalmente para a Coreia do Norte!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.