/

Com a Austrália em chamas, primeiro-ministro diz que não fará cortes “imprudentes” no carvão

Apesar da Austrália estar a ser assolada por uma onda devastadora de incêndios, o seu primeiro-ministro recusa fazer cortes “imprudentes” na indústria do carvão.

Os incêndios florestais na Austrália têm-se intensificado nos últimos dias. A onda de calor que se faz sentir ultrapassou durante vários dias consecutivos recordes de temperatura. Estes incêndios ocorrem todos os anos durante a primavera e o verão na Austrália. Este ano, a temporada de incêndios está a ser particularmente precoce e violenta, e pode ser uma das piores já vividas.

Apesar da situação que o país atravessa, o primeiro-ministro da Austrália garante que não vai fazer ajustes às suas políticas em função do pânico vivido. Mais especificamente, Scott Morrison diz que não vai fazer cortes “imprudentes” na indústria do carvão.

“O que não faremos é adotar medidas destruidoras de empregos e da economia“, disse o primeiro-ministro australiano, citado pelo Expresso. Morrison defende que os incêndios não vêm de forma nenhuma alterar a importância que atribuíam às alterações climáticas.

“Não aceito a sugestão de que a Austrália não está a carregar o seu fardo”, atirou, garantindo que o país está a cumprir com os seus compromissos em reduzir as emissões de gases com efeitos de estufa.

Morrison estava de férias no Havai na altura em que os fogos se começaram a intensificar e, por isso, fez questão de pedir desculpa aos australianos. “Lamento profundamente qualquer ofensa causada a qualquer um dos muitos australianos afetados pelos terríveis incêndios ocorridos durante a minha ausência com a minha família”, disse.

O primeiro-ministro australiano foi criticado por ter tirado férias sem aviso prévio e uma fonte do Governo até disse que as informações de que Morrison estaria no Havai eram incorretas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.