/

Alphonso Davies. De refugiado no Gana a um dos maiores prodígios da Baviera

Alphonso Davies é um dos maiores talentos do futebol mundial na atualidade. O jogador nasceu num campo de refugiados no Gana e brilha agora nos relvados de Munique.

Nascido já no novo milénio, Alphonso Davies é um dos jovens mais talentosos do Bayern Munique. De nacionalidade canadiana, o futebolista nasceu no Gana e tem ascendência liberiana, naquele que é um verdadeiro mix cultural. Davies teve um curioso percurso até à ribalta que aos poucos vai sendo construída.

Tudo começou quando os pais do jogador viram-se obrigados a fugir da sua terra natal durante a Segunda Guerra Civil da Libéria, mudando-se para um campo de refugiados no Gana, onde Davies viria a nascer.

“Foi uma vida difícil, mas quando eu tinha cinco anos de idade, um país chamado Canadá recebeu-nos. E os rapazes da equipa de futebol fizeram-me sentir em casa”, disse Davies, citado pelo Ghana Web.

Foi precisamente no Canadá que começou a dar os primeiros toques numa bola, num país em que o futebol está longe de estar tão desenvolvido como na Europa e até no resto do mundo. Só recentemente é que o Canadá criou a sua própria liga oficial, mas, apesar disso, algumas equipas ainda optam por jogar nos Estados Unidos, na Major League Soccer (MLS).

Este é o caso dos Vancouver Whitecaps, equipa que acolheu Davies em 2015. Foi na MLS que o agora canadiano começou a brotar no jogador que é hoje, dando os seus primeiros passos no futebol profissional — fazendo história com apenas 15 anos.

Em 2016 já jogava com a equipa principal, assumindo-se como um dos mais jovens talentos da liga. Nos dois anos seguintes continuou a brilhar pelos Whitecaps, sendo um titular absoluto com apenas 16 anos. O esquerdino prefere jogar a extremo, mas também consegue dar um ‘pezinho’ a lateral.

Ao serviço da seleção, tornou-se no mais jovem internacional pelo país, onde agora é a principal figura da equipa. Em 17 internacionalizações, Alphonso Davies leva cinco golos.

De qualquer forma, os ‘tubarões’ do futebol europeu estavam atentos a Davies. O Bayern Munique acabou por ganhar a corrida pelo prodígio canadiano na temporada passada, batendo o valor recorde de uma transferência na MLS ao pagar 10 milhões de euros pelo jogador.

A época de estreia de Alphonso Davies foi discreta, com o jogador a ter poucas oportunidades na equipa principal, fazendo apenas seis partidas e marcando um golo. Este ano, o canhoto tem tido mais hipóteses para mostrar o seu verdadeiro valor. Além de alinhar em alguns jogos da equipa B, já fez um golo em 15 jogos com o ‘Die Roten’.

Com apenas 19 anos, o miúdo tem ainda muito que mostrar pelo emblema da Baviera. Entre rookie do ano na MLS e dois títulos na Alemanha, o jovem tem ainda muitas temporadas pela frente para se assumir como o melhor jogador canadiano de todos os tempos e, quem sabe, um dos melhores jogadores do mundo.

DC, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.