Portugal vai acolher o grupo de jovens marroquinos que desembarcou numa praia do Algarve, ao abrigo do quadro de proteção internacional aplicado em outros casos de estrangeiros resgatados no Mediterrâneo.
“Ao abrigo do quadro de proteção internacional aplicado noutros casos de estrangeiros resgatados no Mediterrâneo, Portugal vai acolher os oito jovens que, esta quarta-feira, desembarcaram numa praia do Algarve, depois de estes terem requerido esta madrugada esse estatuto de proteção”, refere um comunicado do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
De acordo com o organismo, o grupo, composto por jovens com idades entre os 16 e 26 anos, e de nacionalidade marroquina, pernoitou em Vila Real de Santo António e será ainda hoje transferido para Lisboa, para o Centro Português para o Refugiado.
Os jovens, todos rapazes, foram intercetados “escondidos nas dunas” da praia de Monte Gordo, depois de um alerta de populares, não “aparentando requerer cuidados especiais” e dizendo apenas que tinham fome, indicou fonte da capitania da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António.
De acordo com a mesma fonte, os jovens alegam que provêm da cidade de El Jadida, em Marrocos, e que estiveram durante cinco dias no mar até desembarcarem naquela praia do distrito de Faro.
Segundo apurou o jornal Público junto de fontes policiais, os migrantes não terão feito toda a travessia na pequena embarcação baleeira em que foram avistados e terão tido ajuda de alguém que os transportou noutra embarcação maior que os terá depois deixado no baleeiro já mais próximos da costa portuguesa. Assim sendo, a polícia portuguesa já está a averiguar no sentido de encontrar os suspeitos que os terão transportado.
Rui Vasconcelos de Andrade, capitão de Vila Real de Santo António, disse que o objetivo dos jovens seria atingir o sul de Espanha, mas a embarcação acabou por rumar para oeste devido ao mau tempo.
ZAP // Lusa
Mau… eles são de Marrocos – logo não são refugiados; queriam ir para Espanha e, por que raio é que vão ficar em Portugal??!
Cometeram crimes e estão ilegais, portanto, rua!!
É isso mesmo!
Já muito me admirava eu se fossem deportados 😐
Se eu fizer merda noutro pais lá fora, sou presa, e muito possivelmente devolvida ao meu pais. Mas aqui temos que ser bonzinhos para todos, menos para os nossos.
Mete raiva, sinceramente!
Daqui a uns tempos ,quando se aperceberem que saltaram do fogo para a frigideira ! Desaparecem para um pais da europa aonde se consiga viver decentemente ,fartos de sobreviver estao eles