//

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo “ao estilo Batman” para prender suspeitos

Wrap Technologies

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros por segundo, capaz de envolver e imobilizar uma pessoa a entre 3 e 7,6 metros de distância.

De momento, esta ferramenta, que é pouco maior do que um smartphone e destinada a substituir as armas elétricas Taser, será fornecida em janeiro a 200 agentes devidamente treinados.

O BolaWrap é uma pequena caixa de cor amarela que dispara uma corda na direção do alvo, corda essa que se enreda no torso ou nas pernas do sujeito e que lhe restringe os movimentos de forma temporária. A BBC compara-o a um “gadget ao estilo do Batman”.

O vice-chefe do departamento, Martin Baeza, disse ao jornal local Los Angeles Times que é um teste para determinar se BolaWrap “atende às necessidades e padrões que a polícia de Los Angeles está à procura”.

Segundo Tom Smith, presidente da Wrap Technologies, o dispositivo não usa eletricidade e não causa dor na pessoa imobilizada, por isso é uma alternativa “muito segura” para os agentes fazerem uma prisão “antes de usar um alto nível de força”.

O diretor de operações da empresa, Mike Rothans, explicou ao jornal Mercury News que o dispositivo ocupará um lugar em procedimentos policiais, entre ordens verbais e o uso de armas não letais, que, no entanto, podem ferir ou matar, como espingardas com balas de borracha.

“Controla o movimento, restringe a sua mobilidade, para que a Polícia não precise de usar outro nível mais alto de força”, explicou.

Inicialmente, a ferramenta foi desenvolvida como uma forma diferente de lidar com pessoas com doenças mentais, que têm condições médicas que precisam de tratamento num hospital.

Los Angeles não é a primeira cidade a adotar esta nova arma não letal. Em janeiro, foi aprovado pela Polícia de Fresno, na Califórnia. No final de outubro, foi fornecido a agentes em Henderson, na Carolina do Norte. Há dezenas de outras cidades a testar o dispositivo. Em Santa Cruz, a polícia comprou 20 BolaWrap para passar a usar “armas menos letais”.

De acordo com a BBC, alguns ativistas de direitos humanos já manifestaram, porém, preocupações em relação aos usos potenciais do dispositivo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.