/

Advogado do Podemos diz ter sido despedido por investigar irregularidades no partido

GUE-NGL / Flickr

Pablo Iglesias, líder do partido espanhol Podemos

Um advogado de longa data do Podemos foi despedido no início desta semana por alegadamente ter assediado uma funcionária. Em sua defesa, diz estar a ser perseguido por investigar “irregularidades financeiras” no partido.

José Maria Calvente, advogado responsável pela área legal do Podemos, foi despedido esta segunda-feira devido a acusações de assédio sexual no trabalho. O despedimento decorreu de uma investigação interna, após a mulher em causa ter alertado os seus superiores.

Segundo informações avançadas pelo El País, desde 2017, Calvente terá enviado várias mensagens à funcionária através das redes sociais. “Estas situações são inadmissíveis e defendemos a nossa luta contra as violências machistas“, declarou o partido espanhol, que se prepara para avançar com um governo de coligação com o PSOE.

O advogado espanhol defende a sua inocência e diz estar a ser perseguido por ter “tocado em coisas que não devia”. Monica Carmona, uma outra advogada do departamento jurídico, terá enviado confidencialmente aos membro do partido, em que mencionava o despedimento de Calvente por investigar “irregularidade financeiras” no partido.

Entre as irregularidades detetadas está alegadamente o pagamento de quantias “por baixo da mesa” a pelo menos um alto dirigente do partido, realça o jornal Expresso. Calvente iliba o líder do partido, Pablo Iglesias, e a porta-voz do grupo parlamentar, Irene Montero, dizendo estar “convencido que são alheios a tudo isto”.

Por sua vez, o Podemos já reagiu às acusações, realçando que são infundadas e ponderando mesmo avançar com medidas legais contra o antigo advogado do partido.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.