Soldado mata a tiro duas pessoas e suicida-se em Pearl Harbor

Um soldado da marinha dos Estados Unidos matou a tiro dois trabalhadores do estaleiro da base naval de Pearl Harbor, no Hawai, acabando por se suicidar.

Há ainda outro ferido – que se encontra hospitalizado em “estado estável” – a registar deste incidente, que aconteceu próximo à entrada sul da base naval norte-americana pelas 14h30 locais (00h30 de Lisboa) desta quarta-feira. São desconhecidos os motivos que levaram aquele soldado da marinha norte-americana a disparar.

Na conta oficial da Joint Base Pearl Harbor-Hickam, é referido que “o atirador foi identificado como um soldado da marinha do sexo masculino” que estava destacado numa missão no navio USS Columbia. Para já, ainda não é conhecido o nome do atacante.

Da mesma forma, também ainda não se sabe qual é a identidade das três vítimas, sabendo-se apenas que eram todos civis que trabalhavam para o Departamento de Defesa. Segundo um oficial, “os serviços de segurança e investigação da base estão em campo e os nomes das vítimas não serão revelados até que os familiares sejam notificados”.

O governador do Hawai, David Ige, declarou, citado pela AFP, que “se une à solidariedade do povo havaiano para expressar nosso pesar por esta tragédia e preocupação com os atingidos pelo tiroteio”. Ige assinalou também que a Casa Branca ofereceu a assistência das agências federais.

O incidente aconteceu três dias antes das cerimónias que vão assinalar mais um aniversário do ataque japonês a Pearl Harbor, em 1941. A 7 de dezembro de 1941, o Japão lançou um ataque surpresa contra a base militar, destruindo parte da frota norte-americana do Pacífico e empurrando os Estados Unidos para a II Guerra Mundial.

Os Estados Unidos registam tiroteios frequentes, que em 2017 causaram perto de 40 mil mortos, incluindo suicídios.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.