//

Governo quer pagar menos do que 90 milhões por serviço público da CP a partir de 2024

O contrato de serviço público começa por dar 90 milhões de euros à CP, mas Governo espera que valor baixe a partir de 2024, quando se concluírem investimentos na renovação de frota e na contratação.

Em declarações ao Observador, Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, defendeu que a empresa está preparada para cumprir as obrigações de serviço público. O contrato de serviço público assinado entre o Estado e a CP vai permitir “mais transparência, qualidade e rigor e uma interação com a empresa mais saudável”, referiu.

A partir de 2020, a CP vai receber 90 milhões de euros, valor que poderá baixar a partir de 2024 – e é essa a expetativa do Governo – quando quando for concluído o plano de investimentos previsto.

Jorge Delgado anunciou mais composições, renovadas, para a Linha de Sintra já no próximo ano, e um plano em estudo para comprar novo material circulante para a Linha de Cascais. Segundo o secretário de Estado, o grupo Barraqueiro vai explorar o comboio na Ponte 25 de Abril durante mais alguns anos, como forma de compensar a Fertagus por decisões do Governo que lhe retiram receitas.

Jorge Delgado afirmou ainda que algumas coisas já mudaram no estado da ferrovia. O último verão, recordou, foi melhor que o de 2018, que foi muito mau a nível do serviço ferroviário. Houve menos supressões, porque foram tomadas algumas medidas, a nível do material circulante.

Para além da reabertura da oficina de Guifães, o plano de reforço da capacidade de manutenção passa ainda por contratar mais pessoal para a Emef, empresa de manutenção da CP. A fusão da Emef com a CP está dentro do calendário e aguarda o parecer do Ministério das Finanças.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.