/

Bolsonaro acusa DiCaprio de pagar a ONG para incendiar Amazónia

12

Marcelo Sayao / EPA

Jair Bolsonaro, candidato à Presidência do Brasil

O Presidente brasileiro Jair Bolsonaro acusou, esta sexta-feira, Leonardo DiCaprio de pagar para que Organizações Não Governamentais (ONG) ateiem fogo na Amazónia.

“Agora, o Leonardo DiCaprio é um cara legal, não é? Dando dinheiro para tacar fogo na Amazónia”, disse o Presidente do Brasil sobre o ator de Hollywood no habitual diálogo matinal com apoiantes à saída do Palácio do Alvorada, citado pelo Diário de Notícias.

O governante referia-se ao caso da detenção, na quarta-feira, de quatro bombeiros de uma ONG que cuida da preservação da floresta em Alter do Chão, uma estância balnear no estado do Pará, acusados de atear fogo nessa região, em setembro.

O Ministério Público aponta especuladores imobiliários e usurpadores de terras como culpados. Um delegado da polícia local foi entretanto afastado das funções pelo governador do estado por causa da detenção dos bombeiros ter sido considerada abusiva e os bombeiros já foram soltos.

A polícia do Pará citou conversas telefónicas entre os bombeiros e a Worl Wide Fund (WWF) para sustentar as detenções dos bombeiros. Nelas, membros da WWF pedem imagens do fogo para poder acionar os seus patrocinadores, entre os quais Leonardo Di Caprio, e assim ajudar os bombeiros com doações – uma prática considerada comum uma vez que esses patrocinadores condicionam o seu apoio a provas de que o incêndio aconteceu.

Para a polícia do Pará, a conversa telefónica revela tentativa de obtenção de vantagem financeira dos bombeiros e a prova de que eles atearam o fogo.

Para Caetano Scannavino, coordenador do Projeto Saúde e Alegria, uma das ONG alvo de busca e apreensão na mesma operação da polícia, trata-se de “uma situação kafkiana”. “O que nós percebemos é uma ação política para tentar desmoralizar as ONG que atuam na Amazónia”, afirmou, citado pelo mesmo diário.

Na quinta-feira, o Ministério Público Federal (MPF) do Brasil reagiu e pediu para analisar o processo judicial que trata da prisão dos quatro bombeiros voluntários.

Segundo o MPF, ao contrário do que concluiu a polícia local, a linha das investigações federais seguida desde 2015 “aponta para o assédio de grileiros, para ocupação desordenada e para a especulação imobiliária como causas da degradação ambiental em Alter do Chão”.

“A região é objeto de cobiça das indústrias turística e imobiliária e sofre pressão de invasores de terras públicas”, conclui o MPF.

ZAP //

12 Comments

  1. Muitos… estão em busca das riquezas da Amazónia…por lá existem muitos segredos…ONG’s de fachada que servem apenas para roubar!!!!

  2. O léxico do Bolsonaro (recuso-me a chamar aquela coisa de Presidente) é confrangedor, não domina a norma culta do português do Brasil e é um ignorante. Bolosnaro odeia e persegue os escritores, os artistas, intelectuais e os professores porque sabe que é uma pessoa medìocre. Muitos dos seus acólitos também. Não entendo como os brasileiros elegeram um troglodita para presidente. O país virou uma piada internacional.

  3. O Bolsonabo não falha e continua a descredibilizar e a envergonhar o Brasil todas as vezes que abre a boca!…
    Só mesmo a carneirada ignorante que o segue (como um qualquer pastor daquelas igrejas mafiosas brasileiras) é que ainda não percebeu o mal que este louco fracassado está a fazer ao Brasil!!

  4. Este militar falhado e nódoa como deputado federal durante 20 anos, que foge de qualquer debate frente a frente vai ficar para a história como um bluf. Tenho pena dos políticos “sérios” e principalmente do povo Brasileiro que não merecia este coiso.

  5. Quanto tempo falta para que os brasileiros possam corrigir o erro de elegerem o Bolsomínio? Esperemos que façam melhor escolha da próxima vez, mesmo os que estão em Portugal, pois 85% votaram na peça, agora e vendo o que lhes saíu na rifa, andam muito caladinhos…………..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.