/

Quinta-feira gorda ajuda Portugal a fugir à Rússia (e abre portas da Champions)

Rodrigo Antunes / Lusa

Esta quinta-feira, todas as equipas portuguesas pontuaram na 5.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa -, reforçando assim o sexto lugar do ranking de clubes da UEFA e ajudando Portugal a continuar a escapar à Rússia.

O Sporting (4-0 na receção ao PSV Eindhoven) e o FC Porto (2-1 no reduto do Young Boys) somaram triunfos na Liga Europa, prova em que Sporting Braga (3-3 com Wolverhampton) e Vitória de Guimarães (1-1 com Standard Liège) repetiram a igualdade do Benfica (2-2 com o Leipzig, na Alemanha) na Liga dos Campeões.

Com estes resultados, Portugal totalizou 1,400 pontos, passando a somar 47,249, para fugir ainda mais à Rússia, que se ficou pelos 0,833 pontos (dois triunfos, uma igualdade e um desaire), para um total de 45,216.

Além dos pontos somados, já estão garantidos dois representantes lusos nos 16 avos de final da Liga Europa – o Sporting Braga e o Sporting – para apenas uma equipa que já sabe que ficará fora das taças europeias, o Vitória de Guimarães.

O panorama dos russos é bem diferente, uma vez que ainda nenhuma equipa se qualificou e duas estão já fora da Europa: o Lokomotiv Moscovo, na Liga dos Campeões, e o CSKA Moscovo, na Liga Europa.

As formações lusas estão em maioria (cinco contra quatro) na fase de grupos e todos os pontos que somarem (dois por vitória e um por empate) são divididos por cinco (0,4 por vitória e 0,2 por empate), enquanto os russos têm de dividir os seus por seis (0,333 por triunfo e 0,166 por igualdade).

Portugal, que já sabe que em 2020/21 (sétimo nas contas entre 2014/15 a 2018/19) manterá a situação atual – uma entrada direta na “Champions” e outra na terceira pré-eliminatória -, está muito bem posicionado para acabar a presente temporada no sexto posto e conseguir, em 2021/22, recuperar uma segunda entrada direta.

Na prática, os pontos desta quinta-feira colocam Portugal no caminho certo para recuperar a segunda entrada direta na liga milionária.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.