/

Opioides podem tornar-se a próxima grande arma terrorista

Um especialista em narcóticos norte-americano acredita que os opioides como o Fentanil podem tornar-se na próxima arma usada por terroristas por todo o mundo.

Fatal, fácil de transportar e discreto, o Fentanil pode ser uma ameaça escondida à espera de ser usadas com malícia por algum lunático.

Em conversa com o OZY, Jake Kelton referiu um cenário hipotético algo preocupante. Um homem contrabandeia uma caneta cheia de Fentanil num voo entre Nova Iorque e Los Angeles. Durante a viagem, ele lança o conteúdo da caneta no corredor dos passageiros. Uma dúzia de passageiros cai imediatamente inconsciente. Com este opioide nos pulmões, basta seis minutos antes de terem uma overdose.

O Fentanil é um opioide que é utilizado como medicação para a dor e também pode ser usado juntamente com outros medicamentos para anestesia. Nos Estados Unidos, há até alguns incidentes detetados que derivaram da exposição a este opioide e que obrigaram pessoas a serem transportadas de urgência para o hospital.

Jake Kelton, que trabalhou como cientista forense durante nove anos, diz ter ficado surpreendido quando ouviu na televisão que dois agentes policiais tiveram uma overdose porque o opioide em causa passou pelas suas peles.

“Isto é impossível”, pensou Kelton, argumentando que a overdose foi por inalação e não pelo toque. Os órgão de informação não estavam bem informados sobre o problema e isso era um problema. Como tal, decidiu criar um produto que conseguisse proteger as autoridades responsáveis nos seus trabalhos, enquanto lidam com crimes relacionados com o tráfico de droga e opioides.

Kelton tem uma história bastante curiosa e peculiar. Enquanto era cientista forense na Polícia Estatal da Pensilvânia, infiltrou-se e ajudou a deter membros da família Barber, que era responsável por um cartel de metanfetaminas avaliado em 1 milhão de dólares. O seu trabalho valeu-lhe a distinção de agente do ano.

“Quando entramos lá, à paisana, achamos que são todos más pessoas — mas não são. A maioria deles é como você ou como eu. Eu pus o Barber na prisão por cinco anos e ainda recebo cartões de Natal dele todos os anos“, disse entre sorrisos.

Ainda que assuma que, para já, o Fentanil não é um “bicho papão”, defende que é preciso estarmos atentos aos potenciais perigos que podem advir. Nas mãos erradas, este opioide pode ser usado para discretamente matar dezenas de pessoas numa questão de minutos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.