/

Seis embaixadores portugueses mudam de países

António Cotrim / Lusa

Há seis embaixadores portugueses que vão mudar de cidade. O Presidente da República já assinou o decreto que rege a nomeação de novas chefias para tutelar as embaixadas de Portugal em Berlim, Madrid, Praga e Cairo. 

O movimento destes quatro embaixadores e duas ministras plenipotenciárias de 1.ª classe, equiparadas a chefe de misssão, que foi publicado em Diário da República, anuncia, de acordo com o semanário Expresso, a mudança de Francisco Ribeiro de Menezes, ex-chefe de Gabinete de Pedro Passos Coelho, e ex-membro da banda “Sétima Legião” do cargo de embaixador de Portugal em Madrid, em Espanha, para o do embaixador em Berlim, na Alemanha.

João Mira Gomes, que, entre outros cargos, foi secretário de Estado da Defesa do XVII Governo e Representante Permanente de Portugal junto da NATO, está de saída de Berlim e a caminho de Madrid.

Pedro Costa Pereira, atual diretor-geral de Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, segue de Lisboa para Bruxelas para ser o novo Representante Permanente de Portugal junto da NATO.

Costa Pereira substitui o embaixador Caetano de Almeida Sampaio, da NATO, que por sua vez irá ser o novo embaixador de Portugal em Praga, na República Checa.

A ex-diretora do Instituto Diplomático, Manuela Franco, troca a embaixada de Portugal em Praga pela chefia da embaixada no Cairo, no Egito, onde está Madalena Carvalho Fischer que vai regressar ao Palácio das Necessidades, no âmbito do movimento diplomático.

Esta “dança” de embaixadores é decidida pelo Presidente da República e ratificada pelo primeiro-ministro e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.

ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.