/

Historiador russo Oleg Sokolov detido quando tentava desfazer-se de corpo de ex-aluna

Anatoly Maltsev / EPA

O historiador russo Oleg Sokolov

O historiador russo Oleg Sokolov, de 63 anos, conhecido pelo seu trabalho sobre Napoleão Bonaparte, foi detido, este sábado, pelo homicídio de uma ex-aluna. O professor da Universidade de São Petersburgo foi encontrado no rio Moika a desfazer-se do corpo e já terá confessado o crime, segundo o seu advogado.

“Um homem de 63 anos foi retirado no sábado de manhã das águas do rio Moika, no centro da cidade. Na sua mochila encontravam-se dois braços de mulher. Ele é suspeito de assassinato”, indicaram em comunicado as autoridades russas, segundo noticiou a BBC, citada pelo Diário de Notícias (DN) no domingo.

Oleg Sokolov terá caído à água por se encontrar bêbado, quando se desfazia do corpo, que teria cortado em pedaços. Preparava-se para se suicidar depois, vestido de Napoleão, de acordo com a informação que prestou às autoridades, após de confessar o crime.

“Ele admitiu a sua culpa”, disse o advogado Alexander Pochuev à AFP, acrescentando que o mesmo poderia estar sob stresse ou emocionalmente perturbado, que lamentava o que havia feito e estava a cooperar com a polícia, divulgou o Guardian.

A vitima é Anatasia Echtchenko, uma estudante de 24 anos, que chegou a assinar trabalhos com o historiador. Professor e aluna mantinham uma relação amorosa, de acordo com o depoimento do próprio, que disse a ter matado depois de uma discussão. A polícia descobriu o corpo decapitado e uma serra com de sangue na casa do historiador.

Oleg Sokolov encontra-se no hospital a receber tratamento pela hipotermia que contraiu nas águas geladas do rio Moika, continuou o DN.

O historiador é autor de várias obras e consultor de filmes sobre o imperador francês Napoleão Bonaparte. Foi premiado com a Legião de Honra da França, em 2003 e era membro do comité científico do Instituto de Ciências Sociais, Económicas e Políticas, em Lyon, França (do qual entretanto foi expulso este sábado).

Juntamente com Anatasia Echtchenko, estudava história francesa e gostava de usar roupas de época, trajando de Napoleão. Os alunos descreveram-no como um professor talentoso, mas muitos mostraram-se consternados, afirmando que este era conhecido pelo seu comportamento hostil, revelou o Guardian.

A media russa relatou que Oleg Sokolov, que foi igualmente professor na Universidade de Sorbonne, na França, também espancou, ameaçou queimar com ferro quente e matar outra aluna, em 2008, mas nunca foi acusado.

“O que aconteceu é simplesmente monstruoso”, referiu à AFP um professor da Universidade de São Petersburgo, que falou sob condição de anonimato, acrescentando que, embora o historiador fosse dedicado ao seu trabalho, era emocionalmente instável e abusava do álcool.

 

Uma porta-voz da Grande Chancelaria da Legião de Honra indicou à AFP que a distinção pode ser retirada Oleg Sokolov, mas que a decisão final cabe ao presidente francês, Emmanuel Macron.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.