/

Atenção, fãs de Black Mirror: o cão robô da Boston Dynamics passeou na Web Summit

Passeou pelo Altice Arena e subiu ao palco sozinho para cumprimentar Marc Raibert. O Spot, o cão robô da Boston Dynamics, foi uma das estrelas no palco principal da Web Summit, esta quinta-feira.

Os robôs são muito mais do que conhecimento e os da empresa Boston Dynamics, inspirados nas dinâmicas e movimentos de pessoas e animais, provam isso mesmo. Ao estilo da famosa série Black Mirror, Spot passou pelo meio da plateia do Altice Arena e subiu ao palco.

Marc Raibert, fundador e presidente executivo da empresa, mostrou imagens de pessoas a fazer exercício e de animais a correr e, no fim, disse: “queremos que os robôs um dia tenham a capacidade atlética dos humanos e animais“.

A empresa está a trabalhar neste sentido e a prova disso mesmo é o próprio Spot. O cão robô, que conta com um enorme braço em vez de uma cabeça, tem um sistema de navegação autónoma para se deslocar, câmaras e sensores para evitar obstáculos e um braço que chega aos sítios mais remotos, explica o Expresso.

“Uma coisa interessante é que tem um braço, além das pernas. Isto pode servir para pegar ao copo de água no topo da prateleira ou apanhar algo debaixo de um móvel difícil de chegar”, descreveu o responsável.

Mas as aplicações são inúmeras. “Num local em construção, o Spot consegue medir o progresso das obras, tirar scans 3D para mapear o ambiente… E estamos a tentar também pegar em aplicações na área do entretenimento, além das industriais”, acrescenta o CEO, ao mesmo tempo que mostrava um vídeo de vários robôs a jogar futebol.

O Spot é o Android dos robôs: tem software e acessórios de hardware”, resumiu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.