/

Polícia procura dois irmãos do motorista do camião com 39 corpos no interior

(cv)

A polícia de Essex, no Reino Unido, anunciou na terça-feira que está à procura de dois irmãos de Armagh, o motorista detido na Irlanda do Norte, de onde são naturais.

“Queremos falar com Ronan Hughes e o seu irmão, Christopher, como parte da investigação à morte de 39 pessoas, cujos corpos foram encontrados em Grays”, pode ler-se na página oficial da polícia de Essex.

Ronan e Christopher, de 40 e 34 anos, são procurados por suspeitas de homicídio e tráfico de pessoas. “Encontrar e falar com os irmãos Hughes é crucial para a nossa investigação”, admitiu o detetive e superintendente Stuart Hopper, que lidera a investigação.

As autoridades suspeitam que os homens estejam na Irlanda do Norte, mas admitem que podem estar na República da Irlanda, onde também têm ligações. Hopper pede ainda a colaboração da população, caso tenha alguma informação sobre o paradeiro dos irmãos.

As autoridades britânicas descobriram 39 migrantes mortos dentro de um camião frigorífico no parque industrial de Grays, junto ao porto de Essex, cerca de 30 quilómetros a leste de Londres.

As autoridades ainda não confirmaram a nacionalidade e identidade das vítimas, embora circulem informações que sugerem que se tratam de chineses e vietnamitas. Na terça-feira, foram detidas quatro pessoas no Vietname, acusadas de tráfico de pessoas. Os detidos têm entre 40 e 60 anos. A polícia procurava um quinto elemento naquele país.

A polícia britânica anunciou inicialmente que as vítimas eram chinesas, mas depois reconheceu que estava a analisar mais detalhes sobre os corpos. As autoridades vietnamitas colheram cabelo e outras amostras forenses de famílias que relataram o desaparecimento de parentes para poderem comparar com os corpos e ajudar nos esforços de identificação.

Segundo a polícia britânica, todos os corpos foram já retirados do camião, estando ainda a aguardar as autópsias, mas a identificação das vítimas deve ser difícil já que foram encontrados poucos documentos junto aos cadáveres.

Frequentemente, os traficantes de seres humanos ficam com os passaportes dos migrantes para dificultar a sua identificação, fornecendo-lhes depois novos documentos quando chegam aos seus destinos.

O motorista do camião, um norte-irlandês de 25 anos, foi acusado de 39 crimes de homicídio involuntário, conspiração para o tráfico de pessoas e conspiração para o branqueamento de capitais obtidos através da imigração ilegal.

Três pessoas detidas esta semana por suspeita de envolvimento no caso — um homem e uma mulher de 38 anos, ambos residentes em Warrington, no norte de Inglaterra, e um homem de 45 anos, da Irlanda do Norte — foram libertadas sob fiança.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.