/

Hospital de S. João. Único centro da mama de nível europeu funciona há 11 anos em contentores

José Coelho / Lusa

Hospital de São João, Porto

O Centro da Mama do Hospital de S. João, no Porto, é a única unidade pública da especialidade com distinção europeia e, segundo a edição desta quinta-feira do Jornal e Notícias, funciona em instalações provisórias há 11 anos.

O Centro da Mama do Hospital de S. João, no Porto, funciona em instalações desde a sua criação há 11 anos, avança esta quinta-feira o Jornal de Notícias. Esta é a única unidade pública da especialidade com distinção europeia.

Tal como aconteceu na ala pediátrica do mesmo hospital portuense, esta unidade opera em contentores, dando cerca de 12 mil consultas por ano. Ali, realizam-se exames, dão-se consultas e faz-se acompanhamento de doentes.

Somos um bocadinho do que se passa com o ‘Joãozinho” [a ala pediátrica do S. João]. O sítio para onde vamos mudar já está a ser limpo e preparado para que as obras possam começar”, adiantou José Luís Fougo, coordenador do Centro de Mama e professor da Faculdade de Medicina do Porto, em declarações ao diário.

O Centro da Mama deverá conhecer novas instalações em 2020. Ainda segundo o JN, no atendimento há apenas uma funcionária e a sala de espera está sempre cheia de pessoas.

“Para quem trabalha aqui todos os dias, não há condições de tranquilidade e sossego. As paredes são fininhas, o som passa e o chão abana”, queixou-se José Luís Fougo.

Em Portugal, são detetados anualmente cerca de 6.000 novos casos de cancro da mama, uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.