Vai começar a ver um novo sinal de trânsito. Com fundo azul, esta nova placa vai indicar que são zonas usadas por peões e por veículos, com regras de trânsito especiais.
Com a publicação de um decreto regulamentar vem alterar o Regulamento de Sinalização do Trânsito em harmonia com a última alteração efetuada ao Código da Estrada, o Governo criou uma nova placa, de fundo azul, que indica a aproximação de zona residencial ou de coexistência.
De acordo com o decreto publicado em Diário da República, citado pelo jornal ECO, “são criados os sinais que permitem implementar as zonas de residência ou de coexistência, que são zonas usadas por peões e por veículos, com regras de trânsito especiais”.
“Estas zonas são identificadas através de um sinal especial de trânsito: sinal de informação de zona residencial ou de coexistência”, acrescenta o mesmo documento, apresentando, de seguida, uma imagem deste novo sinal. De fundo azul, apresenta um adulto e uma criança a jogar à bola na estrada, com um veículo a aproximar-se
Além do novo sinal, inserido num “decreto regulamentar promove a segurança rodoviária com vista à diminuição da sinistralidade, no âmbito do Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária — PENSE 2020”, este decreto “procede, ainda, à distinção entre sinais de trânsito, sinais de agentes reguladores de trânsito e sinais dos condutores”.
“Respondendo à evolução social introduzem-se novos sinais de informação, novos símbolos de indicação turística, geográfica, ecológica e cultural, bem como novos quadros com a representação gráfica dos sinais dos condutores, dos agentes reguladores do trânsito e a representação gráfica dos sinais luminosos”, lê-se no mesmo documento.
A entrada em vigor do decreto regulamentar acontece “180 dias após a data da sua publicação” – ou seja, dentro de seis meses, em abril de 2020.
Um sinal de transito que existe na Alemanha desde 1980! https://de.wikipedia.org/wiki/Verkehrsberuhigter_Bereich
Mas ainda bem que Portugal está a evoluir… 🙂
E?!
Que evolução… o que seria do mundo sem este sinal…
Na Holanda existe desde 1970… demorou 10 anos a chegar à Alemanha… e era só atravessar a fronteira…
.
Tu também podias evoluir e fazer alguma coisa útil, mas preferes ser assim…
Este sinal em particular só existe na Holanda a partir de 1988, após revisão da regras de trânsito para áreas residenciais…
Finalmente alguém que fez alguma coisa de inútil: insinuar que eu sou parecido com o Eu! 😉
Mais uma informação importantíssima…
Na EN 125 vão colocar um sinal em V.R.S.António e o outro em Vila do Bispo.
Hahahaaaa!…
E bem que podiam colocar! Escapam as novas variantes.
mas é isto que vai fazer alguma mudança no que acontece nas estradas? o problema é ninguém perceber de codigo e crespeito na estrada
Ninguém?
Isso não será muita gente?
.
Claro que os sinais não mudam o que “acontece nas estradas” – quem pode mudar alguma coisa são as pessoas!!
Podes começar por ti!…
Para que existem campos de jogos? jardins protegidos, areas de desporto? ????Agora também se pode jogar à bola nas ruas? Vão também fechar a marginal para jogar futebol, basket, andebol???
Os automóveis devem passar a ser tratados com igualdade de direitos; devem poder circular nos jardins, nos passeios e campos desportivos.
E porque não os pedestres que andam nas ruas não pagarem também IUC???
Com milhares de sinais de trânsito tapados com vegetação por este país fora e outros tão mal posicionados e estradas que levaram linhas contínuas ou descontínuas e que nunca mais viram tinta, haveria aqui muito por onde rectificar tanta coisa que está mal e põe em risco a segurança de todos, talvez os novos sinais sejam mais uns tantos a candidatos ao desprezo total.
Esqueceste de mencionar o uso do STOP em zonas que deviria ser um “seda prioridade” que serve unicamente para a caça á multa e um “seda prioridade” em vez de STOP o que por vezes leva a acidentes.
Pelo andar da carroça, não falta muito tempo e temos de andar com o carro às costas……..!!!!
Este sinal de informação de zona residencial ou de coexistência não é novo.
Existe há muitos anos na entrada da Rua Direita em Portimão.
Comentários da maioria dos utilizadores selvagens da via pública.