//

Boeing. Um em cada três engenheiros diz “ter sentido pressão” para aprovar sistemas de segurança

Um em cada três engenheiros da Boeing disseram “ter sentido pressão” para aprovar sistemas de segurança e o próprio inquérito sublinha os perigos de haver profissionais a certificar o seu próprio trabalho.

Engenheiros da maior fabricante de aviões responderam a um inquérito interno da empresa, a que o jornal norte-americano Wall Street Journal teve acesso.

Segundo as conclusões divulgadas, um em cada três engenheiros admitiu ter sentido “pressão” por parte dos seus superiores para aprovar dispositivos de segurança de aeronaves que os próprios desenvolveram, e exigidos pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).

Segundo o Expresso, responderam desta forma 29% dos engenheiros da Boeing. O próprio inquérito, realizado em 2016, sublinha os perigos de haver profissionais a certificar o seu próprio trabalho, notando que, “nestes casos, podem ocorrer problemas”.

No mesmo documento, é também feita referência a fatores de stress, principalmente o excesso de trabalho e de carga horária, tendo 80% dos inquiridos afirmado, no entanto, estar confiante de conseguir lidar com a pressão sentida.

O comité dos Transportes e Infraestruturas da Câmara dos Representantes está a avaliar o inquérito no contexto da investigação federal em curso ao modelo Max 737 da Boeing, depois de 346 pessoas terem morrido na queda de duas aeronaves daquele modelo, em apenas cinco meses.

O Business Insider tentou contactar o comité e a FAA de modo a obter uma reação à divulgação deste inquérito por parte do diário norte-americano, mas sem sucesso.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.