//

Preço da luz vai descer 18 cêntimos no mercado regulado

1

Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Os preços da eletricidade no mercado regulado vão voltar a descer em 2020, segundo a proposta avançada esta terça-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Esta terça-feira, a ERSE propôs uma atualização em baixa de 0,4% nas tarifas de venda a clientes finais no mercado regulado, que conta com 1,06 milhões de famílias, responsáveis por 6% do consumo de eletricidade em Portugal.

A atualização, que só será efetiva se a ERSE a confirmar na versão final dos novos tarifários, a 15 de dezembro, será o terceiro ano consecutivo de descida de preços da luz para as famílias, depois da redução de 3,5% aprovada para 2019 e da descida de 0,2% em 2018.

De acordo com o Expresso, a descida de 0,4% abrange as tarifas do mercado regulado, que é atualmente uma parcela minoritária da comercialização de eletricidade em Portugal. O mercado livre conta com mais de 5,1 milhões de consumidores, mas para estes clientes a variação de preços em 2020 dependerá da política comercial de cada fornecedor.

Todos os comercializadores serão sujeitos a um aumento de 1,1% nas tarifas de acesso às redes, o que pressionará em alta os custos a repercutir nos consumidores.

No entanto, a variação da fatura final a partir de janeiro dependerá da evolução do preço a que cada fornecedor contrate a energia no mercado grossista, o que torna para já impossível indicar como irão variar as faturas das famílias no mercado livre.

Segundo a ERSE, uma família correspondente a um perfil de consumo médio (2225 kilowatts hora de consumo anual e um encargo mensal de 43,9 euros, já incluindo IVA) terá, no próximo ano, um alívio na sua fatura de 18 cêntimos por mês. Já nos Açores e na Madeira, os clientes finais beneficiarão em 2020 de uma redução tarifária de 0,9%.

A proposta apresentada pela ERSE será agora submetida ao Conselho Tarifário, cabendo depois ao Conselho de Administração do regulador aprovar, até 15 de dezembro, as tarifas e preços para a energia elétrica que entrarão em vigor a 1 de janeiro de 2020.

ZAP //

1 Comment

  1. Se isto não é fazer pouco do consumidor, não sei o que é !!………. em todo o caso, sabem o que a ERSE e a EDP podem fazer com os 18 cts ????……………………….. isso mesmo !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.