//

Singapura é a inesperada vencedora da crise em Hong Kong

A instabilidade política está a levar uma crescente instabilidade económica em Hong Kong. Quem beneficia com isto é a Singapura, que surge como alternativa no mercado asiático.

Em Hong Kong, o duelo entre os manifestantes contra o Governo e a polícia duram já há meses e deixaram a cidade numa das piores crises em décadas. Contudo, entre o caos vivido, há um vencedor que ninguém (ou poucos) mencionam: a Singapura.

De acordo com o OZY, 22% das empresas com operações em Hong Kong admitiram estar a considerar mudar o capital para fora do país e 5% já tinham planos para fazê-lo. Ainda mais preocupante é o facto de 23% das empresas estarem a pensar abandonar o país, com nove em cada dez destas empresas a ponderar ir para a Singapura.

Ainda nenhuma grande empresa de Hong Kong se mudou operações para a Singapura, talvez por medo da ira chinesa. No entanto, já que as empresas não se mudam, são os trabalhadores que o estão a fazer. Com medo da falta de segurança que sente no país, os candidatos estão a preferir a Singapura devido à sua maior estabilidade económica.

“Todos temos um plano de continuação de negócios no caso de acontecer um tufão. Agora, devemos considerar ‘e se o gás lacrimogéneo entrar num escritório?‘”, disse Neal Beatty, parceiro na empresa de consultoria de risco Control Risks.

Além da estabilidade económica, a Singapura também se destaca pela sua estabilidade política. Em 60 anos, a cidade-estado foi sempre governada pelo mesmo partido e apenas teve três primeiros-ministros. Sem falar que é um dos países onde é mais fácil e apelativo ter um negócio, com as empresas a terem benefícios fiscais nos primeiros cinco anos.

Todas estas características positivas e a situação decadente e instável em Hong Kong, fazem com que a Singapura surja como uma alternativa viável para os empresários.

Por outro lado, a ligação única entre Hong Kong e China — uma das maiores economias do mundo — é o fio que ainda vai segurando muitas empresas. Hong Kong funciona quase como um intermediário para o investimento internacional no mercado de ações chinês.

Além disso, o mercado de capitais de Hong Kong de quase 4 biliões de dólares é bastante superior aos 665 mil milhões de Singapura. A cidade-estado ainda tentou promover algumas medidas de incentivo, mas sem o sucesso esperado.

Apesar das limitações evidentes em comparação com Hong Kong, a Singapura vai aproveitando e beneficiando do estado caótico vivido em Hong Kong.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.