Singapura é a inesperada vencedora da crise em Hong Kong

A instabilidade política está a levar uma crescente instabilidade económica em Hong Kong. Quem beneficia com isto é a Singapura, que surge como alternativa no mercado asiático.

Em Hong Kong, o duelo entre os manifestantes contra o Governo e a polícia duram já há meses e deixaram a cidade numa das piores crises em décadas. Contudo, entre o caos vivido, há um vencedor que ninguém (ou poucos) mencionam: a Singapura.

De acordo com o OZY, 22% das empresas com operações em Hong Kong admitiram estar a considerar mudar o capital para fora do país e 5% já tinham planos para fazê-lo. Ainda mais preocupante é o facto de 23% das empresas estarem a pensar abandonar o país, com nove em cada dez destas empresas a ponderar ir para a Singapura.

Ainda nenhuma grande empresa de Hong Kong se mudou operações para a Singapura, talvez por medo da ira chinesa. No entanto, já que as empresas não se mudam, são os trabalhadores que o estão a fazer. Com medo da falta de segurança que sente no país, os candidatos estão a preferir a Singapura devido à sua maior estabilidade económica.

“Todos temos um plano de continuação de negócios no caso de acontecer um tufão. Agora, devemos considerar ‘e se o gás lacrimogéneo entrar num escritório?‘”, disse Neal Beatty, parceiro na empresa de consultoria de risco Control Risks.

Além da estabilidade económica, a Singapura também se destaca pela sua estabilidade política. Em 60 anos, a cidade-estado foi sempre governada pelo mesmo partido e apenas teve três primeiros-ministros. Sem falar que é um dos países onde é mais fácil e apelativo ter um negócio, com as empresas a terem benefícios fiscais nos primeiros cinco anos.

Todas estas características positivas e a situação decadente e instável em Hong Kong, fazem com que a Singapura surja como uma alternativa viável para os empresários.

Por outro lado, a ligação única entre Hong Kong e China — uma das maiores economias do mundo — é o fio que ainda vai segurando muitas empresas. Hong Kong funciona quase como um intermediário para o investimento internacional no mercado de ações chinês.

Além disso, o mercado de capitais de Hong Kong de quase 4 biliões de dólares é bastante superior aos 665 mil milhões de Singapura. A cidade-estado ainda tentou promover algumas medidas de incentivo, mas sem o sucesso esperado.

Apesar das limitações evidentes em comparação com Hong Kong, a Singapura vai aproveitando e beneficiando do estado caótico vivido em Hong Kong.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto é "passado". Otamendi promete "defender Benfica até à morte"

O internacional argentino prometeu, esta terça-feira, durante a sua apresentação como novo reforço dos encarnados, "defender a camisola do Benfica até à morte". Nicolás Otamendi é o novo reforço das águias e foi apresentado, na noite …

Manso Neto tenta evitar que 3 mil emails seus entrem no processo que envolve Manuel Pinho

A defesa de João Manso Neto quer impedir o Ministério Público (MP) de usar 3.277 emails seus como prova no processo no qual é arguido, juntamente com António Mexia, por suspeitas de corrupção que envolvem …

Bruno Tabata assina contrato de cinco anos com o Sporting

O extremo brasileiro, que alinhava no Portimonense, assinou um contrato de cinco temporadas com o Sporting, com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Sporting não refere, no comunicado, o valor da transferência …

Príncipe germânico foi enterrado com seis mulheres em redor de um caldeirão

Um cemitério pertencente a um senhor de alto estatuto foi descoberto na Saxónia-Anhalt, perto de Brücken-Hackpfüffel, numa escavação que os arqueólogos estão a descrever como a mais importante dos últimos 40 anos da história da …

Entre interrupções e insultos, Biden chama palhaço a Trump (e este põe em causa a sua sanidade mental)

Aconteceu ontem o primeiro de três debates, nos quais os candidatos republicano e democrata à Casa Branca - Donald Trump e Joe Biden - têm oportunidade de apresentar aos eleitores norte-americanos as suas propostas para …

Europa alarga restrições. Alemanha limita festas, Eslováquia em emergência e Itália não facilita

Os país europeus estão a anunciar novas medidas restritivas contra a covid-19, num altura em que o número de infeções voltou a aumentar e o inverno está a chegar. De acodo com o Diário de Notícias, …

Jogos da seleção com Espanha e Suécia vão ter adeptos nas bancadas

Os próximos jogos da seleção portuguesa frente à Espanha e à Suécia, no estádio Alvalade XXI, foram autorizados a receber público, revelou, esta terça-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "No jogo de preparação entre as …

Santos Silva rejeita apoio a Ana Gomes (e diz que polémica com embaixador dos EUA foi ultrapassada)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, falou, em entrevista à TVI24 esta terça-feira, sobre a aprovação do Orçamento de Estado para 2021 e as eleições presidenciais e desvalorizou a polémica com o embaixador …

Santa Clara-Gil Vicente vai ser o primeiro jogo da I Liga com público

O jogo entre o Santa Clara e o Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, vai ter uma assistência de mil pessoas, sendo o primeiro jogo profissional da época a ter público no estádio …

Uma rara "anomalia climática" agravou a 1.ª Guerra e a gripe espanhola

Uma equipa de cientistas descobriu uma anomalia climática que ocorre uma vez em cada 100 anos durante a I Guerra Mundial, que provavelmente aumentou a mortalidade durante a guerra e a pandemia de gripe nos …