Singapura é a inesperada vencedora da crise em Hong Kong

A instabilidade política está a levar uma crescente instabilidade económica em Hong Kong. Quem beneficia com isto é a Singapura, que surge como alternativa no mercado asiático.

Em Hong Kong, o duelo entre os manifestantes contra o Governo e a polícia duram já há meses e deixaram a cidade numa das piores crises em décadas. Contudo, entre o caos vivido, há um vencedor que ninguém (ou poucos) mencionam: a Singapura.

De acordo com o OZY, 22% das empresas com operações em Hong Kong admitiram estar a considerar mudar o capital para fora do país e 5% já tinham planos para fazê-lo. Ainda mais preocupante é o facto de 23% das empresas estarem a pensar abandonar o país, com nove em cada dez destas empresas a ponderar ir para a Singapura.

Ainda nenhuma grande empresa de Hong Kong se mudou operações para a Singapura, talvez por medo da ira chinesa. No entanto, já que as empresas não se mudam, são os trabalhadores que o estão a fazer. Com medo da falta de segurança que sente no país, os candidatos estão a preferir a Singapura devido à sua maior estabilidade económica.

“Todos temos um plano de continuação de negócios no caso de acontecer um tufão. Agora, devemos considerar ‘e se o gás lacrimogéneo entrar num escritório?‘”, disse Neal Beatty, parceiro na empresa de consultoria de risco Control Risks.

Além da estabilidade económica, a Singapura também se destaca pela sua estabilidade política. Em 60 anos, a cidade-estado foi sempre governada pelo mesmo partido e apenas teve três primeiros-ministros. Sem falar que é um dos países onde é mais fácil e apelativo ter um negócio, com as empresas a terem benefícios fiscais nos primeiros cinco anos.

Todas estas características positivas e a situação decadente e instável em Hong Kong, fazem com que a Singapura surja como uma alternativa viável para os empresários.

Por outro lado, a ligação única entre Hong Kong e China — uma das maiores economias do mundo — é o fio que ainda vai segurando muitas empresas. Hong Kong funciona quase como um intermediário para o investimento internacional no mercado de ações chinês.

Além disso, o mercado de capitais de Hong Kong de quase 4 biliões de dólares é bastante superior aos 665 mil milhões de Singapura. A cidade-estado ainda tentou promover algumas medidas de incentivo, mas sem o sucesso esperado.

Apesar das limitações evidentes em comparação com Hong Kong, a Singapura vai aproveitando e beneficiando do estado caótico vivido em Hong Kong.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Federação Nacional dos Médicos quer menos horas de trabalho em urgência

Este domingo, a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) aprovou, em congresso, uma grelha salarial com base num horário de 35 horas, e a diminuição do trabalho em urgência de 18 para 12 horas semanais no …

Reclamação do PSD sobre contagem dos votos. Nulidade da eleição afastada

O Tribunal Constitucional começa esta segunda-feira a analisar o recurso do PSD que, na quinta-feira passada, pediu a revisão da contagem de votos dos círculos da emigração. Em causa, no protesto do PSD, está o facto …

Jesus "superstar" vence dérbi Fla-Flu, mas sonha regressar a Portugal

Por estes dias, Jorge Jesus continua o seu caminho como superstar no campeonato brasileiro de futebol: o técnico português, que comanda o Flamengo, venceu, este domingo, o dérbi frente ao Fluminense por 2-0, em jogo …

Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava. Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na …

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …

Costa vai a Belém apresentar secretários de Estado. Patrícia Gaspar e Antero Luís na lista

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. O encontro, marcado para as 11 …

Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana. Surpreendentemente, uma espécie de cavalos …

Sánchez desloca-se a Barcelona para “visitar agentes feridos” e lembra obrigações de Torra

O presidente do governo espanhol, em funções, Pedro Sánchez, desloca-se esta segunda-feira a Barcelona, após ter criticado o presidente do governo regional da Catalunha por não ter condenado com firmeza os atos de violência dos …

Governo de Hong Kong pede desculpas após polícia pulverizar mesquita

O Governo de Hong Kong pediu esta segunda-feira desculpas a líderes muçulmanos, depois da polícia antimotim ter pulverizado um portão da mesquita e algumas pessoas com um canhão de água, quando as autoridades tentavam dispersar …

Bolívia. Resultados preliminares dão vitória a Morales, mas com segunda volta

O chefe de Estado boliviano lidera os resultados preliminares da primeira volta das eleições Presidenciais, mas parece ser obrigado a disputar uma segunda ronda contra o ex-Presidente Carlos Mesa. A autoridade eleitoral da Bolívia indicou que, …