/

Raúl quer ser o primeiro vereador da Argentina com Trissomia 21

Raúl Ruscitto, de 29 anos, descende de uma família de políticos e é candidato a vereador no município de Laboulaye, na Argentina. Com trissomia 21, Raúl quer ser o primeiro vereador do país com essa condição.

Laboulaye fica no sudeste de Córdoba, tem 21 mil habitantes, que vivem sobretudo da atividade agrícola.

Raúl – Rauli ou Raulito, como lhe chamam pela cidade – quer seguir os passos da mãe e do pai e trilhar o caminho da política. O candidato trabalha todos os dias numa padaria, estudou numa escola de ensino especial e faz parte da “Amanecer”, uma organização que promove a integração de pessoas com deficiência através da prática desportiva.

“Está muito feliz, é muito independente”, disse a mãe, Alicia Pregno, que, pelo historial da família no mundo político, garante que Raul está mais do que habilitado a exercer funções. “A nossa família sempre foi muito especial porque respirou sempre muita política. Sempre ouviu e participou. Lembro-me de quando simularam uma eleição na escola e ele ficou muito feliz por poder ir votar”, recordou.

E Raúl está mesmo em campanha. Já visitou os vizinhos, apresentou as suas propostas, muitas das quais relacionadas com a integração das pessoas com deficiência e com as dificuldades que estas têm diariamente na vida em comunidade. “Como pais, estamos a acompanhar todo o processo que é um grande sonho. Ao mesmo tempo, esta militância é boa para ele e para os seus companheiros.”

VOS TAMBIÉN TENES QUE SUMARTELo logramos, formamos un gran equipo que va a transformar Laboulaye.En nuestra lista…

Publicado por Claudio Quaglia em Sábado, 17 de agosto de 2019

“Ele sempre foi militante e sempre insistiu que queria ser candidato. Desta vez, deram-lhe a oportunidade e ele aceitou”, contou ao jornal La Nation a mãe de Raul, que também é a primeira vice-governadora de Córdoba.

No entanto, Raúl é o sétimo na lista e por isso, aponta a imprensa argentina, dificilmente será eleito. As sondagens não parecem favoráveis a que o Hacemos consiga eleger sete vereadores para a câmara de Laboulaye. Embora a possibilidade de vir a ser vereador seja baixa, a sua presença na lista é vista como “uma oportunidade, uma hipótese de que seja um porta-voz da pessoas com deficiência”.

Esta não é a primeira vez que uma pessoa com T21 se apresenta à corrida municipal. Há três anos, Irina Spósito também foi a votos. Também Daniel López concorreu na cidade de Chimbas e Martina Komacek em Neuquén.

As eleições estão marcadas para 15 de setembro. Nesse dia, logo se saberá se o candidato Raul será o vereador Raul.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.