Morreu antigo líder da Volkswagen Ferdinand Piëch

Ferdinand Piëch, antigo líder e figura histórica do construtor automóvel Volkswagen, morreu no domingo, aos 82 anos, no hospital de Rosenheim, onde já estava internado, anunciou a família em comunicado.

“O meu marido morreu subitamente e de forma inesperada no dia 25 de agosto”, escreveu a mulher, Ursula Piëch, num comunicado que confirmou as informações que circulavam na imprensa, lembrando ainda “uma vida marcada pela paixão pelos automóveis e pelos funcionários que os constroem”.

Nascido em Viena em abril de 1937, Ferdinand Piëch era considerado o patriarca da Volkswagen (VW), que transformou num grupo com várias marcas automóveis (VW, Audi, Seat, Bugatti, Lamborghini e Porsche) a partir de 1993, tendo cedido a liderança em 2002.

Piëch tirou o curso na ETH Zurich em 1962 com formação em engenharia mecânica, tendo escrito tese de mestrado sobre o desenvolvimento de um motor de Fórmula 1. Ao mesmo tempo, Porsche estava envolvido com a F1 e desenvolveu um motor de 8-cilindros para o Porsche 804.

Era considerado uma das figuras mais importantes da indústria alemã e neto de Ferdinand Porsche, fundador da marca de luxo. Assim como outros membros das famílias Piëch e Porsche, Ferdinand era acionista da Porsche.

Piëch ganhou o prémio “Carro Executivo do Século” em 18 de dezembro de 1999, em Las Vegas.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.