/

Bolsonaro diz que incêndios florestais “existem em todo o mundo”

2

Fernando Frazão / Agencia Brasil

Jair Bolsonaro

Numa mensagem oficial emitida na televisão estatal, o Presidente brasileiro Jair Bolsonaro disse que “incêndios florestais existem em todo o mundo” e que isso não é justificação para sanções internacionais.

Esta sexta-feira, Bolsonaro falou ao povo brasileiro sobre os incêndios na Amazónia que duram há vários dias. Apesar de sublinhar a importância da floresta e o amor e respeito que tem pela região, realçou que “incêndios florestais existem em todo o mundo, não sendo justificativa para sanções internacionais”.

“O Brasil continuará a ser, como foi até hoje, um país amigo de todos e responsável pela proteção da sua floresta amazónica”, disse Bolsonaro.

Num discurso de cinco minutos, o chefe de Estado brasileiro afirmou que diversos países desenvolvidos ainda não conseguiram avançar com os seus compromissos no âmbito do Acordo de Paris e que o Brasil está aberto ao diálogo.

“Seguimos abertos ao diálogo, com base no respeito, na verdade e cientes da nossa soberania. Outros países se solidarizaram com o Brasil, ofereceram meios para combater as queimadas, bem como se prontificaram em levar a posição brasileira junto do G7”, disse.

Em relação à causa dos incêndios, diz que maioria se trata de fenómenos meteorológicos, mas não exclui que alguns deles tenham mão criminosa. Segundo o Público, nestes casos, o líder brasileiro prometeu “tolerância zero”.

“Somos um Governo de tolerância zero com a criminalidade, e na ambiental não será exceção”, esclareceu Bolsonaro, que está sob ameaça da França, Irlanda e Finlândia, que ameaçam bloquear o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul. Além disso, estes países falam de um possível boicote a produtos agrícolas brasileiros, como por exemplo a carne.

O comunicado do Presidente brasileiro surge após o apelo do seu colega francês, Emmanuel Macron, para que o tema fosse discutido no G7, que se realiza este fim de semana, já que se tratava de “uma crise internacional”.

Participam na cimeira os líderes da Alemanha, Canadá, Estados Unidos da América, França, Itália, Japão e Reino Unido.

“Lamento que o Presidente Macron procure instrumentalizar uma questão interna do Brasil e de outros países amazónicos para ganhos políticos pessoais. O tom sensacionalista com que se refere à Amazónia – apelando até com fotos falsas – não contribui em nada para a solução do problema”, lê-se num tweet de Bolsonaro.

Recurso às Forças Armadas

Esta sexta-feira, Bolsonaro autorizou o recurso às Forças Armadas para combater os incêndios na Amazónia, no período entre 24 de agosto e 24 de setembro, num decreto que foi publicado no Diário Oficial da União.

O decreto autoriza o recurso às Forças Armadas para “ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais”, bem como para “levantamento e combate a focos de incêndio”.

O documento acrescenta que será o ministro da Defesa a definir a “alocação dos meios disponíveis e os comandos que serão responsáveis pela operação”, e que o emprego das Forças Armadas decorrerá “em articulação com os órgãos de segurança pública e com os órgãos e as entidades públicas de proteção ambiental”.

As Forças Armadas estão autorizadas a intervir, entre 24 de agosto e 24 de setembro, nas áreas de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e noutras áreas dos Estados da Amazónia Legal (que engloba nove estados).

“O emprego das Forças Armadas nas hipóteses previstas neste decreto fica autorizado noutras áreas da Amazónia Legal caso haja requerimento do governador do respetivo Estado ao Presidente da República”, adianta o decreto.

O número de incêndios no Brasil aumentou 83% este ano, em comparação com o período homólogo de 2018, com 72.953 focos registados até 19 de agosto, sendo a Amazónia a região mais afetada.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. “Em relação à causa dos incêndios, diz que maioria se trata de fenómenos meteorológicos” Claro que sim!!! O que é preciso que toda a gente veja claro é que essas tais “condições meteorológicas” que propagam incêndios – que nós por cá chamamos de “condições climáticas extremas”- são fabricadas por Armas Climáticas e NADA têm de naturais ou acidentais.
    O Mundo precisa acordar para a Manipulação Climática…. assim como para quem domina e/ou aplica essas Armas Climáticas.
    – As Armas Climáticas atuam aqui ou acolá, a mando de quem??
    – As Armas Climáticas estão na posse dos Civis ou das Forças Armadas?? Quais os países que as possuem??
    Pensemos todos pois é da obrigação de todos e de cada um de nós…. porque esta Guerra está a chegar ao “pêlo” de todos… todos sentimos os seus efeitos…
    Assinado: Maria da Maia

  2. Claro que existem incêndios em todo o mundo. E idiotas e trapaceiros nos governos e nas presidências também. É algo que une portugueses e brasileiros….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.