/

Cientistas criam manteiga com baixo teor de gordura feita à base de água

Cientistas norte-americanos criaram uma nova manteiga, composta por cerca de 80% de água e que tem muito menos calorias e teor de gordura. 

Cientistas da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, criaram uma nova manteiga com apenas cerca de um quarto das calorias e gordura, composta por cerca de 80% de água, 20% de óleo vegetal e um pouco da gordura do leite.

Apesar da sua composição aquosa, os investigadores dizem que se parece mesmo com a manteiga a que estamos habituados, tanto em termos de consistência, como de cremosidade e a sensação que temos na boca ao comê-la.

E o melhor de tudo: é muito mais saudável. A equipa diz que uma colher de sopa só tem 2,8 gramas de gordura e apenas 25,2 calorias. Em comparação, a mesma quantidade da manteiga tradicional contém 11 gramas de gordura e quase 100 calorias.

Esta manteiga é feita através de um novo processo de emulsão, que envolve algo conhecido por High-Internal Phase Emulsions (HIPE) (emulsões de fase interna alta na tradução para Português).

Curiosamente, adicionar mais água torna esta substância mais espessa. Os investigadores dizem que quando a água e o óleo são combinados numa proporção de 3:1, o produto resultante se aglomera em esferas. Mas ao aumentar até quatro partes de água para cada parte de óleo, as esferas começam a fundir-se.

Embora a sua aparência esbranquiçada não a faça parecer ainda muito apetitosa, os investigadores dizem que acertar na consistência é o primeiro passo mais importante. Depois disso, químicos ligados à área alimentar podem fazer os ajustes necessários para melhorar o sabor, a salubridade e outras preferências.

“Podemos adicionar proteína láctea ou proteína à base de plantas e, como a água atua como transportadora, podemos ajustar a nutrição e carregá-la com vitaminas ou adicionar sabores”, explica o cientista Alireza Abaspourrad, citado pelo New Atlas.

“Essencialmente, podemos criar algo que se parece com manteiga, e em vez de ter muita gordura saturada, tem quantidades mínimas. É uma formulação completamente diferente”, acrescenta o autor do estudo publicado no final de junho na revista científica Applied Materials and Interfaces.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.