/

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua “gémea” dentro de si

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas.

De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha a sua “gémea” ainda em crescimento, alojada no seu abdómen por 17 anos. A gêmea tinha cabelos, dentes e até espinha.

Formalmente conhecido como fetus in fetu, a condição acontece quando um gémeo fetal é envolvido pelo outro muito cedo na gravidez. O feto não desenvolve o seu próprio sistema nervoso e cérebro, mas consegue viver. Sustenta-se através do seu irmão, tornando-se essencialmente um parasita.

Outra teoria sustenta que o segundo “feto” é, na verdade, uma forma complexa de tumor chamado teratoma. Esses tumores podem desenvolver diferentes tipos de tecidos de uma só vez, incluindo cabelos e dentes.

Independentemente de como a condição acontece, geralmente termina em aborto, devido à falta de nutrição disponível para o feto intacto. Mas mesmo quando alguém sobrevive, a condição geralmente é rapidamente detetada logo após o nascimento ou no início da infância.

Antes deste caso, de acordo com os médicos da mulher, havia apenas outros sete casos relatados de adultos a viver com um gémeo fetal. Até agora, todos eram homens.

A provação da mulher, detalhada pelos seus médicos no BMJ Case Reports, começou cinco anos antes de visitá-los. Foi quando ela e a família perceberam pela primeira vez que tinha um nó duro e deformado em redor do abdómen. Nos cinco anos seguintes, o caroço cresceu gradualmente, causando dor periodicamente.

Quando a jovem de 17 anos visitou os médicos, não conseguia comer muito antes de se sentir cheia, provavelmente porque o caroço começou a pressionar os seus órgãos internos.

No exame físico inicial, suspeitava-se que o nódulo fosse um tumor. Mas quando fizeram uma tomografia no nódulo, encontraram depósitos de cálcio que pareciam “a forma das vértebras, costelas e ossos longos”.

De acordo com o relatório, o conteúdo do tumor “consistia em pêlos, ossos maduros e outras partes do corpo”. As partes do corpo incluíam “múltiplos dentes e estruturas parecidas com botões dos membros”. O seu tamanho – 36 centímetros de comprimento por 16 de largura e 10 de altura – também o tornou no maior já encontrado num caso destes.

Com a perda da massa, a mulher teve uma recuperação rápida e sem incidentes. Dois anos depois, a indiana está bem. “Estou a sentir-me muito bem e o meu abdómen está agora liso e os meus pais também estão muito felizes”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.