/

200 ex-deputados indianos vão ter de deixar os bungalows de luxo onde vivem

Os deputados indianos que perderam os seus lugares nas recentes eleições enfrentam um novo problema: têm de sair rapidamente das casas oficiais onde vivem.

As habitações, na maioria bungalows de luxo numa zona privilegiada de Nova Deli, deviam ter ficado vagas a 25 de junho, um mês depois da dissolução do parlamento. Mas, seguindo uma velha tradição indiana, muitos ex-deputados deixaram-se ficar.

Cerca de 200 continuam nos bungalows, quase dois meses após a data em que deviam ter saído, de acordo com o jornal britânico The Guardian. Mas desta vez, o governo decidiu apressar-lhes a saída – foi-lhes dada uma semana para deixar os bungalows. Daqui a três dias a eletricidade, a água e o gás vão ser cortados.

O primeiro-ministro releito, Narendra Modi, explicou no Twitter: “Quando tem início uma nova sessão do parlamento, os novos deputados têm muita dificuldade em arranjar alojamento. Estou satisfeito por haver esforços para ultrapassar este problema. Ser deputado significa que pessoas do seu círculo também vêm e também elas precisam de alojamento”.

No entanto, nem toda a gente apreciou a justificação para a medida. O porta-voz senior do parlamento, Anand Sharma, respondeu, também no Twitter: “Primeiro Ministro! O seu diktat aos ex-deputados para deixarem os alojamentos em sete dias é duro, arbitrário e discriminatório. Os ex-deputados recebem uma pensão menor que a dos peões”.

Notando que até as secretárias do governo podem ficar no alojamento por seis meses extra, Sharma interpelou Modi: “Faço-lhe uma pergunta direta: quer que os deputados indianos sejam ricos e corruptos? Que representem o povo ou as corporações e as multinacionais? Os honestos têm famílias a sustentar. Está a ser hipócrita“.

Em 2013, a ex-mulher de um político da Caxemira recusou-se a sair da casa. A polícia despejou-a à força. Já no ano passado, um ex-ministro de Uttar Pradesh teve de receber uma ordem de despejo antes de deixar o seu bungalow de má vontade.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.