Open Arms deverá desembarcar em Menorca

O navio espanhol Open Arms vai dirigir-se para as Baleares espanholas, após uma oferta do Governo de Pedro Sánchez. Itália, que se recusou a deixar atracar o navio que está a milhas de Lampedusa, ofereceu escolta da sua guarda-costeira até Menorca.

A notícia é avançada pelo diário italiano La Repubblica. O Governo espanhol reitera que o navio humanitário está autorizado a atracar no porto espanhol que lhe estiver mais próximo.

O navio resgatou mais de cem pessoas ao largo da Líbia há duas semanas, e tem esbarrado na recusa do ministro do Interior de Itália, Matteo Salvini, que não o deixa atracar – mesmo havendo já um acordo para redistribuição dos migrantes por seis países – incluindo Portugal – e um veredicto judicial contra a decisão de Salvini, que este ignorou.

Esta manhã, os responsáveis do navio humanitário Open Arms afirmaram que Espanha e Itália teriam chegado a um acordo para que os migrantes desembarcassem no porto da ilha de Maiorca, pertencente a território espanhol. O Governo espanhol, contudo nega ter chegado a um acordo com Itália para que os migrantes a bordo do Open Arms desembarquem no porto de Maiorca.

Os responsáveis do navio classificam, no entanto, a decisão como “incompreensível” face à situação vivida a bordo, uma vez que o navio se encontra tão próximo do porto de Lampedusa e que a deslocação até ao porto de Maiorca implicará mais três dias de viagem. “É essencial que estes países assumam a responsabilidade de garantir os meios necessários para que estas pessoas desembarquem em porto seguro”, defenderam.

Este domingo, o Governo de Espanha tinha oferecido ofereceu à organização não-governamental (ONG) Open Arms a possibilidade de o navio atracar no porto de Palma de Maiorca ou no de Maó, em Menorca, segundo fontes governamentais. Porém, a ONG recusou por considerar que a embarcação não está em condições de fazer aquela distância.

O Governo espanhol ofereceu assim à Open Arms o porto mais próximo que encontra na sua rota para a Espanha como uma alternativa ao de Algeciras.

ZAP //

 

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.