/

Lisboa e Porto vão eleger mais deputados. Foram “roubados” a Viseu e Guarda

Nuno Fox / Lusa

Os distritos de Lisboa e Porto vão aumentar a sua representação na Assembleia da República, passando a eleger 48 e 40 deputados, respetivamente. No total, estas distritais elegem 88 dos 230 deputados do Parlamento (38%).

A notícia tinha já sido avançada pelo jornal Público, que agora confirma que cada um destes dois círculos recebe mais um deputado devido à oscilação do número de eleitores nos 20 círculos eleitorais em que se divide o continente e as regiões autónomas.

De acordo com o mapa de deputados a eleger, publicado esta segunda-feira em Diário de República, o distrito de Lisboa passa a eleger 48 deputados e o Porto 40, enquanto a Guarda desce para três e Viseu para oito.

“Os cadernos eleitorais ganharam quase 1,2 milhões de eleitores devido às novas regras de recenseamento eleitoral que, além de inscreverem automaticamente quem renova o cartão de cidadão, passou a registar também automaticamente nos círculos da emigração os portugueses que tratam da sua documentação nos consulados e outros postos diplomáticos espalhados pelo mundo”, explica o matutino.

Diário da República

Entre 2015 e 2019, a Guarda perdeu 12 mil eleitores e de Viseu viu os cadernos eleitorais encolherem em 24 mil eleitores. Tal como observa o Público, esta diminuição espelha a desertificação do interior do país, zona em que se elegem menos deputados: Portalegre (2), Bragança (3), Évora (3) Beja (3), Castelo Branco (4) e Vila Real (5).

Já Viana do Castelo elege seis deputados, enquanto Coimbra, Santarém e Faro elegem nove deputados cada. Leiria tem dez, Aveiro conta com 16, Setúbal com 18 e Braga 19.

Quanto às regiões autónomas, a Madeira vale seis deputados e os Açores cinco.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.