/

Casas cada vez mais caras podem agravar o IMI dos vizinhos

2

As vendas de casas por valores milionários em certas zonas de Lisboa e do Porto estão a “contagiar” a reavaliação de imóveis vizinhos, o que pode levar a subidas no IMI (Imposto Municipal dos Imóveis) dessas habitações.

No rescaldo da venda de um apartamento na rua Castilho, em Lisboa, por cerca de 7,2 milhões de euros, um valor recorde no mercado imobiliário português, há especialistas que alertam que a comercialização de imóveis por verbas milionárias pode ter repercussões nas casas situadas nas suas imediações.

“Há zonas em Lisboa e no restante território continental que registam valorizações recentes”, constata no Jornal Económico o advogado Nuno Oliveira Garcia que é especialista em fiscalidade e tributação de imóveis. Como exemplos dá os casos de cidades como Amadora, Almada e de algumas freguesias do Porto.

Tendo por referência o caso do apartamento na rua Castilho, o Económico constata que a venda milionária pode “contagiar as restantes avaliações matriciais e contribuir para aumentar o valor das vendas em redor deste prédio”.

A situação acabará também por ter efeitos na forma como a Autoridade Tributária (AT) passará a olhar para a rua Castilho, em termos da cobrança de IMI, com as casas vizinhas a serem também afectadas por aumentos de valores.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.