/

Paquistão corta ligação ferroviária com a Índia (e proíbe filmes indianos)

1

Shahzaib Akber / EPA

O Paquistão disse esta quinta-feira-feira que suspendeu um importante serviço ferroviário para a vizinha Índia devido à mudança realizada no estatuto especial da Caxemira por Nova Deli.

O ministro das Ferrovias paquistanês, Sheikh Rashid Ahmad, disse que o serviço de comboio expresso, ou Friendship Express, está suspenso a partir desta quinta-feira.

Esta é a mais recente medida implementada pelo Governo do Paquistão, após a redução dos seus laços diplomáticos com a Índia e a suspensão do comércio com o país vizinho, em resposta à decisão de Nova Deli de modificar o estatuto especial da Caxemira, uma região do reivindicada por ambos os países.

O anúncio da suspensão do serviço foi feito enquanto os passageiros aguardavam para embarcar num comboio na cidade de Lahore, no leste do país, para viajar para a Índia.

Escreve o jornal Público que o Paquistão também proibiu a exibição de filmes indianos no país. De acordo com o matutino, está não é uma medida única, tendo já acontecido noutras épocas de maior confronto. Apesar da rivalidade entre os dois países, os filmes produzidos em Bollywood são muito populares no Paquistão.

“Desde 2016 que a Índia proíbe a participação de atores paquistaneses nos seus filmes, como retaliação por um ataque contra uma base militar em Caxemira, que Nova Deli atribuiu a grupos terroristas apoiados por Islamabad”, escreve o diário.

Apesar da decisão, os produtores de cinema indianos não criticaram a decisão. “Os interesses nacionais estão acima de tudo”, disse à agência Reuters o observador da indústria cinematográfica Atul Mohan. Ainda assim, os produtores reconhecem eventuais prejuízos económicos.

A Caxemira indiana vive sob fortes restrições desde o anúncio feito pelo Governo na segunda-feira, com o corte de todas as comunicações e a limitação de reuniões públicas, além de prisão domiciliar de líderes do território.

O Paquistão opõe-se à decisão do Executivo indiano de modificar o artigo 370 da Constituição da Índia – que garantia um estatuto especial para a Caxemira, região que a Índia e o Paquistão disputam há décadas – e aprovar uma lei no Parlamento indiano que converte a região em “território da união”, “controlado pelo Governo federal.

Para o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Índia, “os últimos acontecimentos relacionados ao artigo 370 são um assunto puramente interno da Índia”, já que a Constituição indiana “sempre foi, é e será um assunto soberano”.

Outras vozes, no entanto, veem neste movimento de Nova Deli uma tentativa de mudar a demografia da Caxemira indiana, até agora da maioria muçulmana, ao permitir que indianos de outras partes do país, de maioria hindu, adquiram terras na região, algo que lhes era interdito.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Do Australopitecus até ao Sapiens Sapiens (puro convencimento, este nome) o que mais evoluiu na Humanidade foi a sua capacidade de autodestruição.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.