/

Cidade indiana tem tão pouca água potável, que está a trazê-la de comboio

A cidade de Chennai, na Índia, não tem água potável suficiente para satisfazer a grande demanda. Por isso, teve de tomar medidas extremas e está a trazê-la de comboio.

Com uma população de dez milhões de habitantes, a cidade de Chennai deixou de conseguir corresponder às necessidades de água potável, obrigando a que as autoridades tomasse medidas de última instância. Todos os dias, um comboio parte numa viagem de quatro horas até ao rio Kaveri, carregando 2,5 milhões de litros de água em 50 tanques.

Apesar de estar longe de ser uma medida perfeita, o engenheiro executivo K. Raju reconhece que “é uma maneira oportuna de ajudar“, mas que “não é uma solução permanente”. De acordo com o indiano, construir um gasoduto subterrâneo para transportar água seria bastante melhor.

Este é um problema que deriva da sobrepopulação que se verifica na Índia. Em apenas três décadas, segundo a revista Time, a população de Chennai triplicou. Acrescendo a este problema, estão uma manutenção fraca dos seus quatro reservatórios de água, os sistemas de esgoto ineficazes e os recentes atrasos nas chuvas de monção na cidade.

Com os reservatórios secos, Chennai depende de duas plantas de dessalinização e fontes de água subterrânea. A situação está tão grave, que as torneiras das casas apenas deitam água durante algumas horas do dia.

Trazer água de comboio para a cidade foi uma medida de urgência que será implementada durante seis meses e que tem um custo de 94 milhões de dólares. Apesar do esforço, a água transportada é apenas uma pequena fração dos 500 milhões de litros usados por dia na cidade.

Depois de chegar de comboio, a água é transferida através de um camião-cisterna. Ranganathan, um dos camionistas, diz que as pessoas ficam entusiasmadas quando o veem. “Se um dia me atrasar, as pessoas vão começar a entrar em pânico. Elas são como a minha mãe e irmã, que estão preocupadas com a escassez de água”, disse.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.