Falha de energia deixou Nova Iorque às escuras durante cinco horas

Jason Szenes / EPA

A falha no fornecimento de energia que ocorreu na noite de sábado em Nova Iorque, nos Estados Unidos, já foi resolvida, ao fim de cinco horas de apagão.

A Con Edison declarou que a energia foi restaurada para clientes e empresas no centro de Manhattan e no Upper West Side por volta da meia-noite de sábado.

Funcionários da empresa afirmaram que problemas numa subestação causaram a falta de energia às 18h47, afetando 73 mil clientes por cinco horas ao longo de 30 quarteirões, da Times Square à 72ª Street e Broadway, e que atingiu ainda o Rockefeller Center.

As ruas ficaram lotadas de pessoas com telemóveis e lanternas acesas, numa cacofonia de sirenes e buzinas do tráfego que ficou completamente parado. As operações no metro chegaram a ser interrompidas nas estações de Columbus Circle, Rockefeller Center, Hudson Yards e Fifth Avenue, na 53ª Street.

Além de afetar o normal funcionamento do metro, a falha deixou muitos cidadãos presos em elevadores e uma parte da concorrida Times Square ficou sem os habituais reclames luminosos. Também os semáforos deixaram de funcionar.

O corte de energia interrompeu as atividades do comércio em geral, como nos restaurantes, e nos espetáculos da Broadway e no Madison Square Garden, com salas de teatro e espetáculos a ter de encerrar ou cancelar atuações, incluindo o espetáculo da cantora Jennifer Lopez.

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, ordenou uma investigação sobre o apagão, considerando “inaceitável” o sucedido e assegurando que serão assacadas responsabilidades. “Embora a situação tenha sido contida, o que aconteceu é inaceitável”, disse Cuomo, num comunicado enviado à comunicação social.

Em entrevista à ABC7, o governador de Nova Iorque lamentou profundamente o ocorrido e disse que uma situação como esta numa cidade como Nova Iorque é “uma questão de segurança pública“, pelo que ninguém pode aceitar tal situação.

Cuomo esclareceu que ordenou que fosse montada uma rede elétrica que impeça precisamente que a falha de uma subestação possa afetar outra ou as restantes, porque “não é a primeira vez em que houve problemas com uma subestação”.

O governador aproveitou para criticar a Con Edison: “Nós pagamos. Con Ed, faça-nos o favor de ter um sistema que antecipa e prevê incidentes previsíveis”.

O autarca da cidade de Nova Iorque, Bill de Blasio, deixou a campanha presidencial no estado de Iowa e retornou para a cidade que estava às escuras.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.