/

Há uma razão pela qual antigamente as pessoas não sorriam para as fotos

2

Em grande parte das fotografias antigas, as pessoas nunca sorriam, mantendo quase sempre um ar sério. O longo tempo que era necessário para captar a foto costuma ser a explicação oferecida, mas há uma razão mais pertinente.

Ao dar uma rápida vista de olhos pelos álbuns antigos de família, podemos ficar com a impressão de que os nossos antepassados eram pessoas carrancudas e sérias. No entanto, há razões que podem explicar porque razão as pessoas não tinham o hábito de sorrir para a câmara quando tiravam uma fotografia.

Alguns argumentam que tem a ver com o tempo que era necessário para a câmara fotográfica captar a foto. O tempo de exposição, que basicamente é a quantidade luz que uma câmara precisa para tirar uma fotografia, era bastante longo e, de acordo com a Vox, poderia demorar entre 10 a 15 minutos.

No entanto, este problema foi rapidamente resolvido e registaram-se avanços significativos no tempo que uma câmara necessitava para captar um retrato. Por isso mesmo, o facto de as pessoas não sorrirem nas fotos, é explicado por algo completamente distinto.

Antes de existirem câmaras fotográficas, os retratos eram feitos através de pinturas. Estes eram muito mais demorados, caros e praticamente únicos na vida. Por essas razões, um retrato fotográfico era uma ocasião séria e, essa mentalidade, arrastou-se até aos tempos iniciais da fotografia.

“Não há nada mais condenável a ficar para a posteridade do que um sorriso idiota e insensato capturado para a eternidade”, disse, em 1913, o escritor e humorista norte-americano Mark Twain.

Um dos exemplos oferecidos pela Vox é também o uso do retrato fotográfico em pessoas falecidas, servindo quase como uma imortalização da pessoa.

Nadar / Wikimedia

O escritor francês Eugène Pelletan

Aliás, as pessoas não eram assim tão sérias, simplesmente adotavam essa postura quando iam tirar uma fotografia. Segundo o Smithsonian, em meados do século XIX, uma fotografia era algo tão caro e incomum que as pessoas sabiam que provavelmente seria a única foto que iam ter para o resto das suas vida.

Quando Eastman Kodak inventou a máquina de mão em 1888, mudou completamente o paradigma das fotografias. Anos mais tarde, fotografias com pessoas a sorrir e com um ar mais alegre eram muito mais comuns do que uns anos antes.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.