/

Suécia cancela Estocolmo Fashion Week (e a culpa é do ambiente)

Peter Duhon / Flickr

O Conselho de Moda Sueco decidiu cancelar a edição deste ano da Estocolmo Fashion Week. Em causa estão preocupações ambientais que advém da natureza insustentável da indústria da moda.

A Suécia tem uma forte reputação no mundo da moda, sendo conhecida pelo seu design e estilo minimalistas. No entanto, tomou a dura decisão de cancelar a Estocolmo Fasion Week, que se realiza bianualmente na capital sueca. A nação escandinava mostrou as suas preocupações com os danos causados ao ambiente pela indústria da moda.

De facto, os suecos são reconhecidos pela sua notável consciência ambiental, mas ninguém no mundo da moda esperava uma decisão tão drástica do Conselho de Moda Sueco. O cancelamento afeta centenas de estilistas suecos e internacionais, que se prepararam arduamente para as passerelles de Estocolmo entre 27 e 29 de agosto.

No entanto, segundo a Euronews, ao que tudo indica, o cancelamento deverá ser temporário, “com um formato alternativo a ser pensado entretanto”. A Copenhaga Fasion Week, que decorre entre 4 e 7 de agosto, é um dos eventos que rivaliza com os suecos, mas depois desta recente decisão, abrem-se portas para que os dinamarqueses também repensem o seu formato.

“Afastar do modelo convencional da fashion week tem sido uma decisão difícil, mas muito considerada”, disse Jennie Rosén, CEO do Conselho de Moda Sueco. “É crucial apoiar as marcas no desenvolvimento de experiências de moda da próxima geração”, acrescentou.

Rosén defende que, assim, é possível adaptarem-se para satisfazer as novas necessidades, alcançar metas de sustentabilidade da indústria e estabelecer novos padrões de moda.

Agora, o essencial passa por repensar o formato de um dos maiores eventos da moda escandinava. O objetivo passa por uma intensa colaboração entre setores e novas fontes de receitas, tendo sempre em vista a sustentabilidade do mercado. A nova estratégia deverá ser anunciada até ao final do ano pelo Conselho de Moda Sueco.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.