/

As pessoas fazem uma cara feia quando comem limão (e os cientistas desconfiam da razão)

5

Pegue num limão, descasque-o, coloque a fruta na boca e tente manter uma cara séria. É muito provável que não consiga, e os cientistas desconfiam do porquê.

Não está provado, mas os cientistas sugerem que a resposta envolve três elementos: protões, vitamina C e várias frutas tropicais que os nossos ancestrais comiam quando moravam em árvores.

O sabor que conhecemos como “azedo” tem uma relação direta com a acidez. Em termos químicos, acidez é o seu paladar a dizer que “há muitos protões soltos na sua boca”. Apesar de os protões não serem azedos, os nossos corpos evoluíram ao ponto de interpretar as suas propriedades como sendo azedas, mostra uma recente investigação, publicada na Proceedings of the National Academy of Sciences, em dezembro de 2010.

Para sobreviver, os seres humanos precisam de ingerir ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C, que é essencial para manter muitas das nossas células e tecidos a funcionar. Sem vitamina C, os humanos podem ter escorbuto, uma doença potencialmente fatal.

Apesar de a maioria das criaturas conseguirem produzir vitamina C, nós não conseguimos.Há 61 milhões de anos, os genes dos mamíferos responsáveis por codificar a síntese desta vitamina sofreram mutações, de acordo com um estudo de 2011 publicado na revista Genetica.

“Perdemos a capacidade de produzir a nossa própria vitamina C porque estávamos sempre a comer”, explicou Paul Breslin, professor do Departamento de Ciências Nutricionais da Universidade Rutgers, em Nova Jersey, à Live Science. “Comíamos muita fruta de que não sentíamos falta.”

Apesar de as palavras “ácido” e “azedo” não terem uma interpretação propriamente feliz, a verdade é que os seres humanos modernos gostam muito de acidez no contexto certo. Mas se os alimentos azedos são saborosos e bons para nós, porque é que fazemos “cara feia” quando comemos um limão?

“O enrugamento do rosto é uma espécie de resposta de rejeição“, disse Breslin, “ou uma resposta de sinalização para nós mesmos e para os outros”. Apesar de especularem sobre este assunto, os cientistas não sabem ao certo a resposta para esta pergunta.

“A maioria das frutas que comemos não é super azeda”, disse ainda. “As pessoas não se esforçam para morder limões ou limas.” Caso o façam, pelo menos estão livres de contrair escorbuto.

ZAP //

5 Comments

  1. Fantástico, grande coisa. Já a minha avó, há 50 anos atrás, tinha descoberto que as pessoas faziam cara feia ao chupar limão, porque era azedo. Foi quando também descobriu a cara de alegria quando se comia mel, por que, descobriu ela também, era doce e agradável.

  2. Minha mossa!..O que é isso? Essas molecadas conseguindo receber seus ertificados em Ciência correm pesquisarem por que os limões são azedos e por que quando na boca se faz caretas!!! Essa foi demais!!!

  3. Lol “os protões não são azedos mas nós evoluímos para os interpretar como azedos” lol lol lol então como sabemos que não são azedos???? Como alguma coisa não é azeda se todas as pessoas do mundo que a provam dizem que é???? Ai ai…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.