Para acabar com praga de gansos, Denver vai matá-los e alimentar os pobres

1

Perante uma praga iminente de gansos-do-canadá, a Denver Parks and Recreation, que faz a gestão dos espaços verdes públicos naquela cidade norte-americana, obteve autorização do governo estadual e federal para matá-los e, com a sua carne, alimentar as pessoas desfavorecidas.

Essa decisão surgiu depois de a cidade de Denver ter tentado de tudo para controlar a sua população de gansos-do-canadá – protegidos pela Lei das Aves Migratórias -, desde a lubrificação de ovos, uso de repelentes e ainda barreiras visuais para desencorajar os gansos a acasalar, avançou a Visão num artigo divulgado na quarta-feira.

O programa em causa começou no início do mês, aproveitando que estas aves estão mais vulneráveis – porque mudam a pena durante junho e julho e não conseguem voar – e já tem o aval do Departamento de Agricultura (USDA), a assegurar que a carne de ganso-do-canadá é segura para consumo humano.

“A população de gansos residentes nesta área é demasiado grande e, se não interviermos, pode causar muitos problemas: excesso de pastoreio e de excrementos, doenças e ataques a humanos por aves agressivas, além da incrustação em reservatórios, relvados e outras áreas de lazer”, sublinhou a porta-voz do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (EUA), Suzanne Bond, a defender a medida.

Há cerca de cinco mil gansos a viver na cidade, que há mais de 15 anos tenta controlar aquela população de aves. Segundo os responsáveis da cidade, o número excessivo de bichos levou já a um aumento de conflitos nos parques, destruição da vegetação, problemas de saneamento e má qualidade da água, entre outros.

“Temos tantas reclamações de pessoas que não conseguem sentar-se na relva por haver tanto cocó de ganso nos parques, mas tantos…”, assumiu também Scott Gilmore, vice-diretor executivo da Denver Parks and Recreation, à CNN.

O controlo da população e a regulamentação da carne para consumo humano serão conduzidos pelo Departamento de Agricultura, que no fim deverá doar a carne às organizações de apoio às populações desfavorecidas e também às instituições de reabilitação da vida selvagem.

TP, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.