//

BBC novamente acusada de racismo por paródia de Meghan Markle

1

(dr) BBC

O avatar de Meghan Markle na paródia da BBC.

A BBC está novamente debaixo de fogo após mais uma polémica com Meghan Markle. Num novo programa da rede britânica, a duquesa de Sussex é retratada por um avatar com uma personalidade agressiva e com um tom de pele mais escuro que o dela.

O “Tonight Show with Vladimir Putin” é o novo programa humorístico da BBC, que incluiu várias personalidade famosas retratas em figuras 3D animadas. Com o presidente russo a apresentador, o avatar de Meghan Markle tem a sua própria rubrica, chamada “Meghan Markle’s Royal Sparkle“.

As críticas ao programa da BBC não tardaram e, para além de apontarem à falta de humor do formato, também acusaram a rede britânica de racismo pela sua paródia de Meghan Markle. O avatar da duquesa de Sussex, com um aspeto desproporcional, apresenta um tom de pele mais escuro que o seu e é retratada com uma personalidade violenta e agressiva.

A certo momento, um espetador da plateia pergunta a Markle o que a irrita. Em resposta, diz que odeia quando vêm ao quarto dela e lhe pedem o pente emprestado — porque acha isso repugnante. “Depois saio do quarto e, quando volto, noto que ela usou o meu pente, porque está cheio de cabelos grisalhos de ordinária. Então eu digo: afasta-te da porcaria do meu pente ou eu esfaqueio-te, Kate. Ou Amanda, ou Jessica, ou qualquer outra pessoa, porque é uma situação completamente hipotética”.

Nesta parte do sketch é feita uma clara referência a Kate Middleton, com quem, segundo o El País, a duquesa mantém uma relação complicada.

As redes sociais imediatamente reagiram com repulsa ao programa, apesar da atriz Gbemisola Ikunelo, que deu vida ao avatar de Markle, defender que foi uma paródia meramente satírica. “E se uma pessoa que parecer super amável em público, tivesse na verdade um feitio muito mau? Como seria isso? Então, criei uma Meghan exagerada, barulhenta, preguiçosa e campónia“, explicou ao The Telegraph.

Os espetadores vão reconhecer claramente este programa como algo humorístico e altamente satírico, dentro de um contexto de um programa que abrange vários famosos e a perceção do público dos mesmos”, disse um porta-voz da BBC.

Já em maio, o então apresentador de rádio da BBC Danny Baker foi demitido por publicar uma mensagem numa rede social com uma imagem de um chimpanzé para se referir ao filho recém-nascido do príncipe Harry.

A publicação, entretanto removida, mostrava uma imagem de um chimpanzé levado pela mão por um casal bem vestido e acompanhada da legenda: “O bebé real deixa o hospital”.

“As minhas sinceras desculpas pela estúpida e irrefletida imagem cómica. A imagem era para ser uma piada sobre a realeza na frente de animais de circo com roupas elegantes, mas foi interpretada como uma piada sobre macacos e raça, por isso foi corretamente eliminada”, acrescentou o locutor.

ZAP //

1 Comment

  1. “Se queres saber quem comanda sobre ti, observa quem não podes criticar”

    Por sua vez tratam o presidente Trump como lama, mas sim é o racismo sistémico..

    gente tapadinha

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.