BBC novamente acusada de racismo por paródia de Meghan Markle

(dr) BBC

O avatar de Meghan Markle na paródia da BBC.

A BBC está novamente debaixo de fogo após mais uma polémica com Meghan Markle. Num novo programa da rede britânica, a duquesa de Sussex é retratada por um avatar com uma personalidade agressiva e com um tom de pele mais escuro que o dela.

O “Tonight Show with Vladimir Putin” é o novo programa humorístico da BBC, que incluiu várias personalidade famosas retratas em figuras 3D animadas. Com o presidente russo a apresentador, o avatar de Meghan Markle tem a sua própria rubrica, chamada “Meghan Markle’s Royal Sparkle“.

As críticas ao programa da BBC não tardaram e, para além de apontarem à falta de humor do formato, também acusaram a rede britânica de racismo pela sua paródia de Meghan Markle. O avatar da duquesa de Sussex, com um aspeto desproporcional, apresenta um tom de pele mais escuro que o seu e é retratada com uma personalidade violenta e agressiva.

A certo momento, um espetador da plateia pergunta a Markle o que a irrita. Em resposta, diz que odeia quando vêm ao quarto dela e lhe pedem o pente emprestado — porque acha isso repugnante. “Depois saio do quarto e, quando volto, noto que ela usou o meu pente, porque está cheio de cabelos grisalhos de ordinária. Então eu digo: afasta-te da porcaria do meu pente ou eu esfaqueio-te, Kate. Ou Amanda, ou Jessica, ou qualquer outra pessoa, porque é uma situação completamente hipotética”.

Nesta parte do sketch é feita uma clara referência a Kate Middleton, com quem, segundo o El País, a duquesa mantém uma relação complicada.

As redes sociais imediatamente reagiram com repulsa ao programa, apesar da atriz Gbemisola Ikunelo, que deu vida ao avatar de Markle, defender que foi uma paródia meramente satírica. “E se uma pessoa que parecer super amável em público, tivesse na verdade um feitio muito mau? Como seria isso? Então, criei uma Meghan exagerada, barulhenta, preguiçosa e campónia“, explicou ao The Telegraph.

Os espetadores vão reconhecer claramente este programa como algo humorístico e altamente satírico, dentro de um contexto de um programa que abrange vários famosos e a perceção do público dos mesmos”, disse um porta-voz da BBC.

Já em maio, o então apresentador de rádio da BBC Danny Baker foi demitido por publicar uma mensagem numa rede social com uma imagem de um chimpanzé para se referir ao filho recém-nascido do príncipe Harry.

A publicação, entretanto removida, mostrava uma imagem de um chimpanzé levado pela mão por um casal bem vestido e acompanhada da legenda: “O bebé real deixa o hospital”.

“As minhas sinceras desculpas pela estúpida e irrefletida imagem cómica. A imagem era para ser uma piada sobre a realeza na frente de animais de circo com roupas elegantes, mas foi interpretada como uma piada sobre macacos e raça, por isso foi corretamente eliminada”, acrescentou o locutor.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Se queres saber quem comanda sobre ti, observa quem não podes criticar”

    Por sua vez tratam o presidente Trump como lama, mas sim é o racismo sistémico..

    gente tapadinha

RESPONDER

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …

EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as …

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …

TAP deu prémios em ano de prejuízos quando era totalmente pública

O presidente executivo da TAP disse que os prémios atribuídos relacionam-se com a melhoria de indicadores e que não é a primeira vez que a companhia paga prémios em ano de prejuízos, incluindo quando era …

MP pede à Hungria extensão do Mandado de Detenção Europeu de Rui Pinto

O Ministério Público (MP) pediu à Hungria o alargamento do Mandado de Detenção Europeu (MDE) de Rui Pinto para assim poder acusar o colaborador do Football Leaks por novos factos apurados na investigação relacionada com …

Alcochete. Bruno de Carvalho está na lista internacional de terroristas

Juntamente com os outros 43 arguidos do processo do ataque à Academia de Alcochete, Bruno de Carvalho, antigo presidente do Sporting CP, está na lista internacional de terroristas. A advogada de Fernando Mendes, antigo líder da …

O primeiro golfinho boto-branco ibérico visitou praias de Matosinhos e Porto. Chama-se Gaspar

O primeiro golfinho boto-branco registado na Península Ibérica tem visitado as praias do Porto e de Matosinhos e, além de ser bastante "sociável", os pescadores acreditam tratar-se de uma fêmea por já o terem avistado …

Centro nos EUA com condições "cruéis e ilegais" mantém quase 2 mil crianças detidas

A Amnistia Internacional (AI) denunciou nesta quinta-feira as condições "cruéis e ilegais" em que vivem quase duas mil crianças migrantes, a maior parte desacompanhada, num centro de detenção em Homestead, na Florida, Estados Unidos (EUA), …

Governo vai agravar penalização por uso do telemóvel ao volante

O Governo anunciou esta quinta-feira que está a fazer “alterações cirúrgicas” ao Código da Estrada que passam por agravar a penalização ao uso do telemóvel durante a condução e reduzir o período de notificação das …