Quatro navios alemães utilizados durante a Batalha de Jutlândia, a maior batalha naval da Primeira Guerra Mundial, estão à venda no eBay por um milhão de dólares.
Thomas Clark é dono dos navios desde 1981, mas decidiu agora colocá-los à venda na internet. “Foi uma prazer absoluto possuir e mergulhar nestes navios icónicos e lamento não ter conseguido fazer mais com eles durante o tempo em que os tive”, disse à agência SWNS.
As quatro embarcações estão afundadas há mais de 100 anos no mar das ilhas britânicas de Órcardes. “Estou ansioso para passá-las para o novo proprietário e espero que eles tenham a oportunidade de realizar as suas aspirações para estes navios”, acrescentou Clark.
De acordo com a Fox News, os navios SMS Kronprinz Wilhelm, SMS Konig e SMS Markgraf estão à venda por um preço a rondar os 300 mil dólares, enquanto o outro navio, o SMS Karlsruhe, está à venda por 75 mil dólares.
Os navios foram utilizados na Batalha de Jutlândia, considerada a mais icónica batalha naval da Primeira Guerra Mundial. A batalha teve lugar de 31 de maio a 1 de junho de 1916 e as forças navais combatentes foram as esquadras britânica e alemã. Ambos sofreram grave perdas, mas do ponto de vista estratégico os britânicos continuaram “donos” do mar.
Os quatros navios alemães são considerados património oficial e, segundo o Expresso, foi por isso que Thomas Clark nunca conseguiu recuperá-los e utilizá-los como era a sua intenção. Mesmo os mergulhadores não se podem aproximar demasiado deles, nem muito menos tocar-lhes.
Os anúncios do eBay realçam que caso alguém compre as quatro embarcações, será dono de “uma considerável frota naval entre as maiores do mundo“.
Essa imagem não corresponde ao navio afundado. Houve 2 com o mesmo nome, o que está afundado é um couraçado.