//

Michel Platini detido por suspeitas de corrupção

Radek Pietruszka / EPA

Michel Platini foi detido, esta terça-feira, em Nanterre, nos subúrbios de Paris, pela polícia judiciária durante investigação sobre alegada corrupção na organização do Campeonato do Mundo de 2022, no Qatar.

De acordo com a Mediapro, o ex-líder da UEFA foi levado pelas autoridades para as instalações do Gabinete Central de luta contra a corrupção e infrações financeiras e fiscais (OCLCIFF), o qual tem estado a investigar alegações de que o processo de atribuição da fase final ao país árabe não terá sido lícito.

Platini está detido em Nanterre, nos arredores de Paris, nas instalações do departamento de anti-corrupção da polícia judiciária francesa. Claude Guéant, que foi chefe de gabinete de Sarkozy, também é suspeito, mas não foi detido. Será inquirido pela polícia, mas está em liberdade.

O antigo presidente da UEFA foi eleito em 2007 e serviu até 2015, ano em que foi banido pelo Comité de Ética da FIFA. Platini estava em funções no organismo que tutela o futebol europeu quando o Qatar foi nomeado organizador do Mundial de 2022, debaixo de grande polémica, em 2010. O calor que se faz sentir no verão gerou de imediato grandes preocupações o que levou a que a competição ficasse agendada para o inverno de 2022.

Blatter e Platini – que era candidato a suceder ao suíço na presidência da FIFA, nas eleições marcadas para 26 de fevereiro de 2016 – foram suspensos em consequência da sua implicação no escândalo de corrupção que atingiu a instituição.

O secretário-geral da FIFA, o francês Jérôme Valcke, também foi suspenso provisoriamente por 90 dias, e o sul-coreano Chung Mong-Joon, que também assumiu a candidatura à sucessão de Blatter na presidência do organismo, foi suspenso por seis anos.

Antes da sua carreira de dirigente desportivo, Platini era conhecido no mundo do futebol por ter sido uma das maiores referências do futebol francês. Enquanto jogador, Michel Platini foi a principal figura da seleção francesa que conquistou o Campeonato da Europa de 1984.

Ao serviço da equipa italiana Juventus, o francês conquistou a Liga dos Campeões de 1985. No seu palmarés, Platini conta ainda com a conquista de três Bolas de Ouro consecutivas (1983; 1984 e 1985), o prémio que designa o melhor jogador de futebol do mundo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.