Avaria no radar secundário está a cancelar voos no Porto

A NAV Portugal confirmou que uma avaria mecânica no radar do Porto gerou uma “capacidade limitada” no controlo de voos no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e garante estarem assegurados os “necessários níveis de segurança”.

Em resposta escrita enviada à agência Lusa, a Navegação Aérea (NAV) de Portugal confirmou “uma avaria mecânica no radar do Porto”, apontando que este equipamento está “neste momento a ser intervencionado”.

“No entanto, sendo o Aeroporto do Porto servido por várias fontes de vigilância redundantes, o serviço não foi interrompido”, informou a NAV, acrescentando que os “sistemas de vigilância associados aos serviços de controlo de tráfego aéreo redundantes” garantem os “necessários níveis de segurança”.

Segundo a NAV, “por motivos de segurança, a capacidade [de controlar os voos] foi limitada”, mas a normal operação será “reposta” ainda esta sexta-feira. “O sistema de vigilância está a ser reconfigurado para, durante o dia de hoje, a capacidade normal ser reposta”, refere a nota.

O controlo de tráfego aéreo no Porto está com “restrições” que estão a provocar “constrangimentos” na normal operação no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, confirmou à agência Lusa a ANA – Aeroportos de Portugal.

Na página online da ANA é possível verificar que há atrasos e cancelamentos de voos de e para o Porto. De acordo com o Diário de Notícias, pelo menos três voos tiveram que ser cancelados.

Por motivos relacionados com esta avaria no aeroporto Francisco Sá Carneiro, a visita do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, ao Hospital de Braga e ao IPO do Porto que estava agendada para esta sexta-feira teve de ser cancelada, avançou o jornal Público. “Esta visita será reagendada para o dia 13 de junho”, informa o gabinete do Ministério da Saúde em comunicado.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.