/

Sondagem deixa PS 10 pontos à frente do PSD com vitória em todas as frentes

5

Miguel A. Lopes / Lusa

Se as eleições europeias se tivessem realizado no passado fim-de-semana, o PS teria ganho em todas as frentes, alcançado 33% dos votos válidos, mais dez pontos percentuais do que o PSD, avança o jornal Público esta segunda-feira.

A sondagem é do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa – CESOP/UCP para o Público e a RTP e dá aos socialistas uma vitória em todas as faixas etárias e graus de escolaridade.

Depois do PS e do PSD, seguir-se-ia o Bloco com 9% dos votos, o CDU (PCP+Os Verdes) e o CDS-PP, ambos com 8%, e o Aliança e o PAN com 3% dos votos válidos. Nos partidos do “meio”, nota o diário, a luta avizinha-se mais renhida.

A pesquisa de opinião contou com 1882 inquéritos e baseou-se apenas nas intenções de voto dos inquiridos que afirmaram ir votar ‘de certeza’. Metade dos inquiridos (49%) garantiram que vão votar no próximo domingo, 26 de maio.

Entre os eleitores que vão votar “de certeza”, o PS surge como a lista que recolhe mais intenção de votos direta (22%), tendo mais 10 pontos percentuais do que o PSD.

Seguindo os critérios do apuramento de votos – isto é, excluindo as não respostas e os indecisos – a sondagem do CESOP aponta para uma vitória dos socialistas com uma uma percentagem de votos entre os 30 e os 36%, enquanto os sociais-democratas teriam entre 20 e 26%. A média desta ponderação, explica o Público, daria os 33% de votos para o PS de Pedro Marques e os 23% para o PSD de Paulo Rangel.

RTP

Analisando os resultados consoante as faixas etárias e os graus de escolaridade, a intenção de voto nos socialistas reforça-se. Sozinho, a lista encabeçada por Pedro Marques recolhe mais avaliações positivas em todas as idades. O PS é o partido que conquista também mais graus de escolaridade, sendo a escolha de eleitores que frequentaram o secundário – completo ou não -, bem como entre os eleitores que terminaram o Superior.

A proporção de intenções de voto no PS e na CDU aumenta com a idade. Os partidos considerados mais pequenos captam mais eleitorado jovem e quase não conseguem entrar no escalão etário mais elevado, escreve a RTP. De acordo com o estudo, a intenção de votar é mais forte entre as pessoas com maior grau de escolaridade.

Contas feitas, os socialistas conseguiram eleger entre oito e nove mandatos para o Parlamento Europeu. Em 2014, obtiveram oito eurodeputados. Por sua vez, o PSD perderia um lugar, elegendo entre cinco a seis mandatos. PAN e Aliança podem fazer história nestas europeias, podendo eleger um eurodeputado.

Quanto ao MPT, que em 2014 elegeu dois eurodeputados nuam lista encabeçada por Marinho e Pinto, não apresenta expressão autónoma nesta sondagem. O mesmo cenário é apontado ao novo partido do político, o PDR.

Passando em análise as últimas sondagens para este ato eleitoral, o jornal Público recorda que esta é a maior vantagem dos socialistas desde fevereiro. Na altura, uma outra sondagem, levada a cabo pela Aximage para o Correio da Manhã e para o Jornal de Negócios dava aos socialistas 10 pontos de vantagem sobre os social-democratas.

Esta sondagem aconteceu ainda da remodelação governamental em que Pedro Marques deixou o Executivo liderado por António Costa para assumir a candidatura do PS às europeias. Em janeiro, a diferença entre PS e PSD era ainda maior: a Aximage dava no início do ano uma vitória aos socialistas por 15 pontos percentuais.

As eleições europeias decorrem de 23 a 26 de maio. Portugal vai às urnas no próximo domingo (26), elegendo 21 deputados ao Parlamento Europeu.

ZAP //

5 Comments

  1. Os unicos partidos de direita sao o BASTA e o Iniciativa Liberal. Se as pessoas estivessem informadas votariam mais nesses 2 partidos

    • Partidos de direita? Eu diria antes de extrema-direita, fascistas e nazis.
      Ainda bem que não têm adesão nem qualquer tipo de expressão política no nosso país.
      Só um idiota salazarista e fascista é que vota num esterco desses.

    • O Iniciativa Liberal é um partido, já o Basta é uma BOSTA, cujo líder, além de escrever livros com a bruxa Maya, falta a debates para ir comentar o Benfica – portanto, alguém minimamente informado, NUNCA votará no Basta!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.