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Avião quase embate com montanha após controlador aéreo confundir esquerda com direita

Um controlador aéreo do Aeroporto Internacional de Los Angeles por pouco não provocou um sério acidente após trocar esquerda com direita nas indicações que deu a uma aeronave.

O Boeing 777 da Eva Air, de Taiwan, por pouco não chocou contra o topo de uma montanha na rota entre Los Angeles e Taipé. As indicações do controlador aéreo levaram o avião a voar a apenas 244 metros do chão — abaixo do mínimo recomendado.

As condições climáticas levaram a que as aeronaves tivessem de descolar da pista na direção leste, em vez de oeste, como é habitual. Não muito pouco tempo de descolar, o controlador aéreo disse ao piloto: “Vire à esquerda 180 graus, suba e mantenha-se a 7.000 pés”.

Quarenta segundos depois de começar a virar, o controlador aéreo do aeroporto de Los Angeles disse para “virar à direita 180 graus”. De seguida, foi dito ao piloto para acelerar a manobra para a direita enquanto mantinha a altitude a 5.000 pés para evitar uma outra aeronave, um Boeing 787 da Air Canada.

Posteriormente, voltou a dizer ao piloto para virar à esquerda. Contudo, assim que o avião começou a fazer a manobra, o controlador aéreo interrompeu. “O quê que está a fazer? Vire para sul, para sul, agora!”.

O avião da Eva Air acabou por passar perigosamente perto do Monte Wilson. As aeronaves que lá passem são, por norma, obrigadas a voar a uma altitude mínima de 7.000 pés. Neste caso, o piloto passou a menos 800 pés dessa altura recomendada.

“O incidente foi causado pelo facto de o controlador de tráfego aéreo ter instruído uma curva à esquerda, em vez de uma curva à direita após a descolagem, o que colocou a aeronave numa proximidade insegura com o terreno e a obstrução”, disse no relatória a National Transportation Safety Board, citada pelo Independent.

ZAP //

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