/

Respirar na Cidade do México é o mesmo que fumar 6,5 cigarros por dia

Dezenas de incêndios florestais levaram a capital mexicana a declarar, esta terça-feira, estado de emergência por poluição atmosférica. A situação está tão agravada, que respirar na cidade é equivalente a fumar quase sete cigarros por dia.

Durante a semana, vários incêndios têm atormentado o país e o fumo causado por eles está a espalhar-se pelo México. Agora, a capital mexicana pede às pessoas que não saiam das suas casas, uma vez que os níveis de poluição estão acima daquilo que é considerado saudável.

Esta terça-feira, as concentrações de PM2.5 chegaram aos 158 microgramas por metro cúbico. Estas são pequenas partículas produzidas durante qualquer tipo de combustão, que ao entrar nos pulmões podem agravar a asma e contribuir para variados problemas de saúde.

A Quartz realça que, apesar da situação ser de facto grave, está longe de se comparar a outros casos de relevo. Ano passado, durante os incêndios na Califórnia, respirar neste estado americano era o mesmo que fumar 13 cigarros por dia. Já em novembro de 2017, em Nova Déli, na Índia, era o mesmo que fumar 45 cigarros por dia.

A organização não governamental World Resources Institute desenvolveu um mapa onde localiza os vários incêndios no país. Só este ano já se registaram cerca 4.425 fogos, com os bombeiros a combaterem cerca de 100 incêndios por dia.

(cv) Resource Watch

Mapa de incêndios no México, em maio de 2019.

O problema da poluição atmosférica não é nada recente e um novo estudo sugere que o número de pessoas que morrem como resultado da poluição do ar pode exceder o número de mortes por fumar.

Investigadores alemães estimam que até 8,8 milhões de mortes por ano globalmente podem ser atribuídas à poluição do ar. Apenas na Europa, estima-se que haja mais de 790.000 mortes adicionais como resultado – o dobro da estimativa anterior, que não explica adequadamente as taxas adicionais de doença cardiovascular.

Já foi pedido à União Europeia que adote limites de segurança mais rígidos para os PM2.5 estabelecidos pela OMS, já que os atuais níveis de poluição do ar na Europa são o dobro do nível de segurança estabelecido pelo órgão de saúde.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.