/

As abelhas de Notre-Dame sobreviveram à tragédia

(h) Benoit Moser, BSPP / EPA

Incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris

Havia três colmeias na catedral de Notre-Dame, em Paris, e todas elas sobreviveram ao incêndio da semana passada.

O incêndio que devorou a catedral parisiense não devorou as cerca de 200 mil abelhas que lá viviam. Os insetos habitavam as colmeias localizadas no telhado da catedral e foram tidos como mortos. No entanto, Nicolas Géant, o apicultor de Notre-Dame, confirmou que, afinal, estão vivas.

De acordo com a CNN, é Géant que cuida das abelhas de Notre-Dame, desde 2013. Foi neste ano que estes animais foram colocados na catedral com o objetivo de aumentar o número de árvores polinizadas na cidade.

As três colmeias encontram-se no topo sul da sacristia, cerca de 30 metros abaixo do telhado principal. Cada uma delas alberga cerca de 60 mil abelhas e foi por essa razão que elas sobreviveram ao incêndio que deflagrou na catedral parisiense.

Ao contrário de outras espécies, as abelhas europeias permanecem na colmeia para protegerem a sua rainha em caso de perigo. As altas temperaturas foram o maior risco para estes insetos, uma vez que o monóxido de carbono deixa as abelhas inconscientes, impossibilitando a sua fuga.

Aliás, não é por acaso que a libertação de fumo dentro das colmeias é uma técnica muito usada pelos apicultores para poderem aceder tranquilamente ao seu interior.

Nicolas Géant ainda não visitou o local após a tragédia, mas diz-se confiante de que nenhuma das colmeias foi queimada, já que as abelhas foram vistas a entrar e a sair das colmeias.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.