//

Os esquilos arco-íris gigantes existem (mas só numa parte do mundo)

(dr) Kaushik Vijayan

Os esquilos coloridos existem, são gigantes e correm livremente pelos bosques do sul da Índia. Apesar dos seus tons variarem entre tons acastanhados, alguns nascem com pêlo amarelo e azul.

A Ratufa indica ou esquilo gigante de Malabar é uma das quatro espécies de roedores mais pesados da sua família, que pode chegar a um metro de comprimento e pesar dois quilos.

Os seus “parentes” não têm pêlos tão coloridos: o Ratufa affinis, encontrado na Tailândia, Malásia, Singapura e Indonésia, tem uma cor castanha ou canela. O Ratufa bicolor é principalmente preto e branco. Já o Ratufa macroura, também conhecido como o esquilo gigante do Sri Lanka, tem dois tons de preto e cinzento. Todos esses parentes são mais conhecidos que o esquilo Malabar.

É um animal arborícola, que raramente desce ao solo. Estes roedores conseguem saltar até seis metros entre as árvores graças às suas pernas fortes. Além disso, também criam “dispensas de alimentos” nas copas das árvores, ao contrário do que a maioria dos esquilos faz, que é esconder as suas sementes e nozes no subsolo.

O fotógrafo indiano Kaushik Vijayan, que atualmente vive na Arábia Saudita, viu o animal de cor roxa quando visitava uma floresta no distrito de Pathanamthitta, na Índia. “Fiquei tão surpreendido com a sua beleza. Foi uma visão incrível”, disse o fotógrafo ao CBS.

A coloração dos animais será provavelmente uma adaptação natural para confundir predadores do seu habitat – ou ainda para chamar a atenção dos seus parceiros.

Há 20 anos, estes esquilos foram declarados em perigo de extinção, mas a sua proteção melhorou as previsões de sobrevivência da espécie. De acordo com o site da União de Conservação da Natureza (IUCN), o esquilo está classificado como espécie pouco preocupante (LC), ou seja, já não está dependente de ações de conservação.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.