/

Palavras cruzadas, tricô e jardinagem diminuem o risco de Alzheimer

A atividade física pode prevenir a demência em idosos, mas atividades que estimulam o cérebro também diminuem o risco de doença de Alzheimer, independentemente da quantidade de atividade física que a pessoa faz.

Que o exercício físico ajuda a reduzir o risco de demência na velhice, já sabíamos. No entanto, atividades menos extenuantes, como caminhadas, leitura e até experiências culturais podem também ajudar a prevenir o desenvolvimento da doença de Alzheimer.

“Este tipo de atividades são simples e agradáveis, algo que a maioria das pessoas pode fazer, e todas protegem contra a demência”, afirmou a investigadora Jenna Najar num comunicado de imprensa da Universidade de Gotemburgo. O artigo científico foi recentemente publicado na revista Neurology.

Para chegar a esta conclusão, a equipa de cientistas da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, acompanhou 800 mulheres durante 44 anos. O estudo começou em 1968, quando as participantes tinham 47 anos (em média), e terminou em 2012, quando as mulheres tinham, em média, 91 anos de idade.

Os cientistas dividiram as participantes em três grupos, de acordo com a atividade física que as mulheres diziam praticar: um grupo em que as mulheres eram completamente passivas; um segundo grupo em que as participantes passeavam ou pedalavam quatro horas por semana; e um último grupo que fazia exercícios físicos difíceis, como correr, nadas ou jogar ténis, pelo menos, três horas por semana.

Durante os 44 anos, 194 participantes desenvolveram demência – quase uma em cada quatro mulheres. Analisando os resultados, os cientistas descobriram que as mulheres fisicamente mais ativas reduziram pela metade o risco de desenvolver demência por doença vascular, em comparação com as mulheres inativas em termos físicos.

Mas as participantes foram também solicitadas a descrever as suas atividades culturais – e aqui surgiu a maior descoberta deste estudo: as mulheres mais culturalmente ativas também estavam mais protegidas contra a demência, em especial contra a doença de Alzheimer.

Atividades intelectuais (como ler ou resolver palavras cruzadas); hobbies artísticos (como cantar ou ir a um concerto); atividades manuais (tricô ou jardinagem) e atividades religiosas estavam entre as atividades culturais que os cientistas avaliaram.

Segundo o Science Nordic, as mulheres que eram artísticas, intelectuais ou que realizavam atividades manuais tinham um risco 46% menor de desenvolver Alzheimer, em comparação com as participantes que não eram mentalmente ativas.

Por outras palavras, ler, cantar, tricotar ou aventurar-se no jardim são atividades que o podem proteger contra a demência (independentemente do quão fisicamente ativo seja).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.