Palavras cruzadas, tricô e jardinagem diminuem o risco de Alzheimer

A atividade física pode prevenir a demência em idosos, mas atividades que estimulam o cérebro também diminuem o risco de doença de Alzheimer, independentemente da quantidade de atividade física que a pessoa faz.

Que o exercício físico ajuda a reduzir o risco de demência na velhice, já sabíamos. No entanto, atividades menos extenuantes, como caminhadas, leitura e até experiências culturais podem também ajudar a prevenir o desenvolvimento da doença de Alzheimer.

“Este tipo de atividades são simples e agradáveis, algo que a maioria das pessoas pode fazer, e todas protegem contra a demência”, afirmou a investigadora Jenna Najar num comunicado de imprensa da Universidade de Gotemburgo. O artigo científico foi recentemente publicado na revista Neurology.

Para chegar a esta conclusão, a equipa de cientistas da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, acompanhou 800 mulheres durante 44 anos. O estudo começou em 1968, quando as participantes tinham 47 anos (em média), e terminou em 2012, quando as mulheres tinham, em média, 91 anos de idade.

Os cientistas dividiram as participantes em três grupos, de acordo com a atividade física que as mulheres diziam praticar: um grupo em que as mulheres eram completamente passivas; um segundo grupo em que as participantes passeavam ou pedalavam quatro horas por semana; e um último grupo que fazia exercícios físicos difíceis, como correr, nadas ou jogar ténis, pelo menos, três horas por semana.

Durante os 44 anos, 194 participantes desenvolveram demência – quase uma em cada quatro mulheres. Analisando os resultados, os cientistas descobriram que as mulheres fisicamente mais ativas reduziram pela metade o risco de desenvolver demência por doença vascular, em comparação com as mulheres inativas em termos físicos.

Mas as participantes foram também solicitadas a descrever as suas atividades culturais – e aqui surgiu a maior descoberta deste estudo: as mulheres mais culturalmente ativas também estavam mais protegidas contra a demência, em especial contra a doença de Alzheimer.

Atividades intelectuais (como ler ou resolver palavras cruzadas); hobbies artísticos (como cantar ou ir a um concerto); atividades manuais (tricô ou jardinagem) e atividades religiosas estavam entre as atividades culturais que os cientistas avaliaram.

Segundo o Science Nordic, as mulheres que eram artísticas, intelectuais ou que realizavam atividades manuais tinham um risco 46% menor de desenvolver Alzheimer, em comparação com as participantes que não eram mentalmente ativas.

Por outras palavras, ler, cantar, tricotar ou aventurar-se no jardim são atividades que o podem proteger contra a demência (independentemente do quão fisicamente ativo seja).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Teoria sugere que os OVNIs são pilotados por humanos que viajam no tempo

https://vimeo.com/386497718 Objetos voadores não identificados (OVNIs) capturaram a atenção do público ao longo das décadas. Uma teoria defende que os pilotos dos OVNIs podem ser os descendentes dos humanos que viajam para o passado para estudar …

Vitória SC 1-2 FC Porto | "Dragão" vence com final louco

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães na Pedreira por 2-1 e é finalista da Taça da Liga portuguesa, marcando encontro com o Sporting de Braga (que venceu o Sporting na terça-feira) na final …

Empresa norte-americana quer recuperar o transmissor do Titanic que lançou as chamadas de socorro

A empresa privada norte-americana RMS Titanic Inc quer remover o equipamento de rádio da empresa Marconi que está entre os destroços do Titanic. A empresa pretende levar a cabo a "remoção cirúrgica" dos aparelhos de …

Luigi di Maio deixa liderança do Movimento 5 Estrelas

O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S) demitiu-se da liderança, esta quarta-feira, e apelou a uma refundação do partido italiano, que atravessa uma crise interna e uma série de maus resultados em eleições regionais. Luigi Di …

Nova técnica combina injeções geladas e salgadas para combater a gordura

Uma equipa de cientistas, da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, testou um novo tratamento que derrete a gordura da barriga. A nova técnica, desenvolvida por investigadores da Universidade de Harvard e do Hospital …

Jogadores "imploraram pela vida" em Alcochete

O lateral esquerdo Lumor e o guarda-redes Salin foram ouvidos, esta quarta-feira, na 21.ª sessão do julgamento da invasão à academia leonina. Lumor, que está emprestado pelo Sporting ao Maiorca, de Espanha, foi ouvido através do …

Mais de metade dos jovens escolhe os mesmos empregos

Mais de metade dos adolescentes portugueses querem ter os mesmos empregos e, a nível internacional, muitos jovens escolhem carreiras que exigem qualificações académicas, mas para as quais não pretendem estudar. O maior inquérito que avalia o …

Salvador Sobral entra no filme de Will Ferrell sobre a Eurovisão

Salvador Sobral vai aparecer no filme "Eurovision" e já gravou uma cena com Will Ferrell. O vencedor da Eurovisão em 2017 vai cantar uma canção no filme da Netflix e ainda contracenar com o ator …

Para evitar a desertificação, há uma cidade a vender casas a 1 euro

A cidade de Bisaccia, em Itália, está a vender 90 imóveis por apenas um euro. O compromisso é que os compradores renovem as habitações. A cidade italiana de Bisaccia, no sul da Campânia, em Itália, está …

Daniel Podence a caminho do Wolverhampton

Daniel Podence deverá ser anunciado em breve como novo reforço dos Wolves, equipa inglesa orientada por Nuno Espírito Santo e na qual já jogam outros sete portugueses. De acordo com o jornal O Jogo, Daniel Podence …